13 DE JUNHO – FESTA DE SANTO ANTÔNIO DE LISBOA E DE PÁDUA
☞ BREVE NOTA: Para celebração desta festa, transcrevemos a Bula de Canonização de Santo Antônio, extraída das Fontes Franciscanas III, o primeiro de qualquer outro relato biográfico ou hagiográfico deste grande Taumaturgo.
Santo Antônio, de Lisboa e de Pádua, nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1195 (data fixada no século XVII), recebendo o nome de batismo de Fernando. Entre 1208 e 1209, faz-se Cônego Agostiniano, no Mosteiro de São Vicente de Fora, mas entre 1210 e 1211, transfere-se para o Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, recendo a ordenação sacerdotal entre 1218 e 1219. na primavera de 1220, Frei Fernando ingressa na Ordem do Frades Menores (Ordem Franciscana ou Primeira Ordem), recebendo o nome de Frei Antônio. Participou, em maio de 1221, do “Capítulo Geral das Esteiras” (Capítulo da Ordem Franciscana), em Assis-Itália, presidido por seu fundador, São Francisco de Assis. Na Páscoa de 1228 prega em Roma perante o Papa, os Cardeais e grande número de gente, sendo qualificado pelo Papa Gregório IX como “Arca do Testamento”. Entre 1230 e 1231, redige os Sermões Festivos, e na Quaresma de 1231, prega e confessa diariamente, provocando-lhe extremo cansaço e agravamento de seu estado de saúde. No dia 13 de Junho de 1231, em Camposampiero, adoece e, depois do almoço, já no final da tarde, morre, em Arcélia, subúrbio de Pádua, na Itália. Em 17 de Junho de 1231, em meio às sua exéquias e grande tumulto na igreja de Santa Maria de Pádua, realiza os primeiros milagres depois de morto. A 30 de Maio de 1232 (menos de um ano após seu trânsito), o Papa Gregório IX o inscreve no catálogo dos santos, sendo a cerimônia realizada na Catedral de Espoleto.
O grande teólogo e Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, São Boaventura da Bagnoregio, ao proceder a trasladação do seu corpo para a Basílica do Santo, encontra-lhe a língua incorrupta e manda colocá-la em relicário. A 14 de Junho de 1310, seus restos mortais foram mudados de túmulo para outro lugar, na mesma Basílica, e o segundo reconhecimento de seus restos mortais ocorreu no período de 6 de Janeiro a 15 de Fevereiro de 1981, quando verificou-se que as cartilagens do aparelho fonador continuavam incorruptas.
Santo Antônio realizou muitos milagres, não só em vida como depois de sua morte. É um dos santos mais populares do mundo católico, e era grande devota da Santíssima Virgem Maria.
Por Maria a Jesus!
Sou Todo Teu, Maria.
“BULA DA CANONIZAÇÃO
«Cum dicat Dominus»
de 11 de Junho de 1232
Gregório, Bispo
Servo dos Servos de Deus
aos veneráveis irmãos Arcebispos e Bispos e aos diletos filhos Abades, Priores e outros Prelados das Igrejas, que lerão a presente carta, saúde e bênção apostólica.
O Senhor, ao dizer pelo Profeta: Entregar-vos-ei a todas as nações para louvor, glória e honra (Sof 3,20) e, por Si próprio ao prometer que os justos brilharão como o sol na presença de Deus (Mt 13, 43) , quer significar que é piedoso e justo que louvemos e glorifiquemos na terra com a nossa veneração aqueles a quem Deus coroa e honra no céu com o mérito da santidade. Aquele que é eternamente digno de louvor e glória (Dan 3, 45 ) torna-se mais louvado e glorificado nos Seus santos.
De fato, Deus, para manifestar de forma admirável o poder da Sua força e realizar com misericórdia a causa da nossa salvação, coroa sempre no céu os Seus fiéis e, com frequência, também os honra neste mundo, realizando sinais e prodígios que os tornam memoráveis. Por tais sinais e prodígios é confundida a maldade herética e confirmada a fé católica. Os fiéis, sacudida a tibieza espiritual, despertam-se ao cumprimento das boas obras; os hereges, removida a caligem das trevas em que se encontram envolvidos, abandonam os caminhos da perdição e retomam o caminho da salvação; os judeus e os pagãos, conhecida a verdadeira luz, correm ao encontro de Cristo, luz, caminho, verdade e vida (Jo 14,6).
Por isso, caríssimos irmãos, damos graças ao despenseiro de todas as graças, se não tantas quantas devemos, pelo menos quantas de que somos capazes. É que em nossos dias, para confirmação da fé católica e confusão da maldade herética, Deus visivelmente renova os sinais e emprega com poder as maravilhas, fazendo brilhar por meio de milagres aqueles que robusteceram a fé católica com o ardor das suas convicções, com a eloquência da sua palavra e o exemplo da sua virtude. No número destes acha-se o bem-aventurado Antônio, da Ordem dos Frades Menores, de santa memória. Enquanto viveu no mundo, possuiu grandes méritos; agora, vivendo no céu, brilha com muitos milagres, que demonstram de forma evidente a sua santidade. Há tempos, o nosso venerável irmão o Bispo de Pádua e os nossos amados filhos o Presidente e os vereadores do Município, mediante legados seus e cartas cheias de humildade, suplicaram-nos que mandássemos recolher testemunhos dos milagres do Santo, a quem o Senhor concedeu tamanha glória, ao ponto de lhe dar a ciência da sua primeira estola imortal e evidente experiência da segunda, concedendo que no seu túmulo se realizassem grandes milagres. Assim, ele é digno de que sejam invocados os seus sufrágios entre os demais santos.
Embora para algum santo estar junto de Deus, na Igreja triunfante, baste só a perseverança final, conforme o que se lê: sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Apoc 2, 10), todavia, para alguém ser considerado santo entre os homens, na Igreja militante, são necessários dois requisitos: a santidade da vida e a verdade dos sinais, ou seja, méritos e milagres. É necessário que estes dois requisitos se unam e se completem reciprocamente, dado que não bastam méritos sem milagres, nem milagres sem méritos para dar aos homens o testemunho da santidade. Mas quando genuínos méritos precedem e evidentes milagres sucedem, então possuímos um indício seguro de santidade, que nos levam à veneração daquele que Deus mostra ser digno de ser venerado por méritos precedentes e milagres subsequentes. Estes dois fatos deduzem-se facilmente a partir das palavras do Evangelista: eles, porém, partiram e pregaram por toda a parte, cooperando com eles o Senhor, o qual confirmava a sua doutrina com os milagres que se lhe seguiam (Mc 16, 20).
Por isso, resolvemos encarregar de recolher os testemunhos dos milagres do mesmo santo o citado Bispo e os diletos filhos Frei Jordano, de São Bento, e a Frei João, de Santo Agostinho, Priores dos dois conventos dos Frades Pregadores de Pádua.
Há pouco tempo, porém, tanto pelo relatório dos citados Bispo e Priores, como pelos depoimentos das testemunhas recebidos sobre o assunto, certificamo-nos das virtudes de Antônio e dos seus milagres insignes. E tendo Nós próprio, um dia, apreciado a sua santidade de vida e as maravilhas do seu ministério, pois viveu edificantemente algum tempo connosco, depois de instantes e renovadas súplicas dos citados Bispo, Presidente do Município e seus edis, mediante delegados seus e cartas, com o objetivo de inscrevermos no catálogo dos santos o bem-aventurado Antônio, a fim de que, por meio da nossa autoridade apostólica, como exige o ordenamento eclesiástico, fosse conferido na terra a digna honra a quem é honrado no céu, como se depreende dos sinais claros e argumentos evidentes.
Ouvido o conselho dos nossos irmãos (Cardeais) e de todos os Prelados existentes na Sé Apostólica, chegamos à conclusão de que deveríamos inscrever no catálogo dos Santos aquele mesmo que depois da morte corporal mereceu estar com Cristo no céu. Se permitíssemos privar da devoção humana por mais tempo aquele que foi glorificado pelo Senhor, pareceria que de algum modo lhe tirávamos a honra e a glória que lhe eram devidas. Portanto, segundo a verdade evangélica, ninguém deve acender o candeeiro e pô-lo debaixo do alqueire, mas sobre o candelabro, a fim de que todos os que estão em casa vejam a luz (Mt 5, 15). Ora, o candeeiro do citado Santo de tal modo brilhou até agora neste mundo, que, por graça de Deus, já mereceu ser colocado, não debaixo do alqueire, mas sobre o candelabro.
Por isso, Nós pedimos a todos, ardentemente vos admoestamos e exortamos, mandando por esta Carta Apostólica que desperteis salutarmente a devoção dos fiéis a venerá-lo. Vós, portanto, celebrareis todos os anos no dia 13 de Junho a sua festa e mandareis que ela seja solenemente celebrada, para que o Senhor, movido pela sua intercessão, nos conceda a graça no presente e a glória no futuro.
Nós, porém, desejando que o túmulo de tão grande Confessor, que ilustra toda a Igreja com os fulgores dos milagres, seja visitado com as devidas honras, a todos aqueles que verdadeiramente arrependidos e confessados e com a devida reverência o visitarem todos os anos na sua festa e durante a oitava, confiados na misericórdia de Deus e na autoridade dos Bem-aventurados Apóstolos São Pedro e São Paulo, concedemos benevolamente um ano de indulgência da penitência que lhes tiver sido imposta.
___________Dada em Espoleto, a 11 [uma das datas da versão oficial da Bula] de Junho de 1232, ano sexto do nosso Pontificado.”
(Fonte: opúsculo, em formato PDF, Fontes Franciscanas III Santo António de Lisboa Legendas — Sermões, Volume I, Editorial Francsicana, Braga 1995/1996, Tradução de Frei Henrique Pinto Rema, OFM, pp. 23-26 – Texto revisto e adaptado para o português do Brasil)