Rito TradicionalSanto do Dia
24 DE MARÇO – FESTA DE SÃO GABRIEL ARCANJO
24 DE MARÇO – FESTA DE SÃO GABRIEL ARCANJO
Neste dia 24 de março, celebra-se a festa de São Gabriel, o Arcanjo, que foi por Deus enviado para anunciar o mistério da Encarnação do Verbo.
* * *
Segundo os Santos Livros, Gabriel, cujo nome significa homem de Deus, virtude ou força de Deus, é um dos três arcanjos nomeados nos Livros Santos.
A mandado de Deus, ei-lo ao pé do profeta Daniel, quando da visão do carneiro e do bode.
«No terceiro ano do reinado do rei Baltasar, tive uma visão, eu, Daniel, depois da que havia tido anteriormente1. Nesta visão que tive, encontrava-me na fortaleza de Susa, na província de Elam; contemplando a visão eu estava à porta de Ulai.
«Levantei os meus olhos para olhar, e eis que vi, em pé, diante da ribeira2, um carneiro, que tinha duas hastes elevadas; uma era mais alta do que a outra, mas cresceu depois dela. Vi que o carneiro dava marradas contra o Ocidente, contra o Aquilão e contra o Meio-Dia, e nenhuma besta lhe podia resistir, ninguém podia livrar-se do seu poder; fazia quanto queria e se tornava poderoso.
«Estava eu considerando isto, e eis que um bode vinha do Ocidente sobre a face de toda a terra, e tão rapidamente que não tocava na terra este bode tinha uma grande haste entre os seus olhos3. Dirigiu-se contra aquele carneiro que tinha hastes, o qual eu tinha visto em pé, diante da ribeira, e correu para ele com todo o ímpeto da sua fôrça. Vi-o chegar perto do carneiro: atacou-o com fúria, feriu-o e quebrou-lhe as duas hastes, sem que o carneiro lhe pudesse resistir; tendo-o lançado por terra, pisou-o aos pés, e não houve quem pudesse livrar o carneiro do seu poder.
Ora, o bode tornou-se extraordinariamente grande; mas, quando se fez forte, quebrou-se a sua grande haste, e formaram-se em lugar dela quatro hastes para os quatro ventos do céu4. Porém, de uma destas saiu uma haste pequena5 que se tornou grande para o meio-dia, para o Oriente e para a terra esplendida6. Elevou-se até ao exército do céu e deitou abaixo legiões e estrelas, e pisou-as aos pés. Elevou-se até contra o príncipe do exército do céu (isto é, contra Deus), tirou-lhe o sacrifício perpétuo e destruiu o lugar do seu santuário. Foi-lhe dado poder contra o sacrifício perpétuo, por causa dos pecados do povo; lançou à terra a verdade e teve feliz sucesso nos seus empreendimentos.
«Então ouvi um santo falar e um outro santo (anjos) perguntar ao que falava: Até quando durará o que a visão anuncia quanto ao sacrifício perpétuo e ao pecado da desolação que foi feita? Até quando serão calcados aos pês o santuário e o exército?» Ele lhe respondeu: «Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; depois disso, o santuário será restabelecido».
Ora, enquanto eu, Daniel, tinha esta visão e procurava a sua inteligência, apresentou-se diante de mim um ser com figura de homem. E ouvi uma voz de homem no meio de Ulai, a qual gritou: «Gabriel, explica-lhe esta visão». Ele veio até junto do lugar onde eu estava; quando se aproximou, caí espavorido com o rosto por terra, e ele me disse: «Entende, filho de homem, que esta visão se cumprirá no tempo do fim». Enquanto estava me falando, desfaleci com o rosto por terra; ele, porém, tocou-me, fez-me pôr em pé.
«Depois disse-me: «Mostrar-te-ei o que há de suceder no fim da cólera, porque o tempo tem o seu fim. O carneiro que viste, que tinha duas hastes significa os reis dos medos e dos persas. O bode é o rei dos gregos; a grande haste, que tinha entre os seus dois olhos, é o primeiro rei7. Quanto às quatro hastes, que, depois de quebrada aquela primeira, se levantaram em seu lugar, são as quatro realezas que se levantarão da sua nação, mas sem terem a sua força. Depois do seu reinado, quando chegarem ao cúmulo as suas iniquidades, levantar-se-á um rei8, de rosto duro, e compreendedor de enigmas; o seu poder crescerá, mas não pelas próprias forças; fará devastações incríveis; tudo lhe correrá bem; matará os poderosos e o povo dos santos. Pela sua habilidade terão bom êxito os dolos que urdir; com isso se tornará arrogante o seu coração e em plena paz, matará muitíssimos; levantar-se-á contra Deus, príncipe dos príncipes, mas será aniquilado sem intervir mão de homem. Aquela visão da tarde e da manhã, que te foi representada, é verdadeira. Porém, guarda segredo sobre a visão, Porque ela não sucederá senão depois de muitos dias.
«Então eu, Daniel, perdi as forças e fiquei doente alguns dias. Depois levantei-me para me ocupar dos negócios do rei. Estava pasmado da visão, sem haver ninguém que a pudesse interpretar de um modo claro»9.
* * *
Mais tarde, Gabriel ao profeta aparecia novamente, falando sobre a profecia das setenta semanas messiânicas.
«Quando eu ainda falava, orando e confessando os meus pecados e os pecados do meu povo de Israel, apresentando as minhas súplicas na presença do Senhor meu Deus a favor do santo monte do meu Deus; quando eu, digo ainda, não tinha bem acabado as palavras da minha súplica, eis que Gabriel, aquele homem que, anteriormente, eu havia visto na visão, voando rapidamente, aproximou-se de mim, à hora da oblação da tarde. Instruiu-me, falando-me assim: Daniel, eu vim agora para te ensinar, de modo que entendas os desígnios de Deus. Desde o princípio das tuas preces, foi enviada uma palavra e eu vim para te anunciar, porque tu és um predileto de Deus; toma, pois, bem sentido nesta palavra e compreende a visão».
«Setenta semanas foram decretadas sobre o teu povo e sobre a tua cidade santa a fim de que a prevaricação termine, os pecados sejam selados, a iniquidade expiada, a justiça eterna trazida, as visões e profecias seladas, e o Santo dos Santos ungido. Sabe, pois, isto e compreende-os: desde a saída da ordem para Jerusalém ser reedificada até a um ungido, um chefe, passarão sete semanas e sessenta e duas semanas; e serão reedificadas as praças e os muros na angústia dos tempos. Depois das sessenta e duas semanas, será exterminado um ungido, sem haver quem lhe suceda. E o povo de um chefe que há de vir, destruirá a cidade e o santuário; o seu fim será uma ruína total, e, até o fim, haverá a guerra e a devastação decretada. Concluirá com muitos uma aliança firme durante uma semana, e, no meio da semana, fará cessar o sacrifício e a oblação, e virá sobre o templo a abominação da desolação, que durará até o fim, até o termo marcado para o devastador»10.
* * *
«No terceiro ano de Ciro, rei dos persas, foi chamado Baltasar, uma palavra verdadeira e anunciadora de grandes lutas. Ele entendeu a palavra e teve a inteligência da visão. Naqueles dias, eu, Daniel, fiz penitência durante três semanas: não tomei alimento algum apetitoso, nem carne nem vinho entraram na minha boca, não me ungi, até que se completassem os dias destas três semanas. No dia vinte e quatro do primeiro mês, estava eu junto do grande rio, que é o Tigre.
«Levantei os olhos e vi um homem vestido de roupas de linho e cingido pelos rins com um cinto de ouro de Ufaz; o seu corpo era brilhante como o crisólito, o seu rosto como o relâmpago, e os seus olhos pareciam fachos ardentes; os seus braços e todo o resto do corpo até os pés eram semelhantes ao bronze reluzente, e o som das suas palavras era como o ruído das multidões. Somente eu, Daniel, tive esta visão; os homens que estavam comigo não a tiveram, mas caiu sobre eles um terror tão grande que fugiram para lugares ocultos. Tendo eu, pois, ficado sozinho, vi esta grande aparição. Não ficou vigor em mim, mudou-se o meu semblante, fiquei desfigurado e perdi todas as forças. Ouvi o som de suas palavras, e, ouvindo-o, cai desfalecido, de rosto contra a terra.
E eis que uma mão me tocou e me fez levantar sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos. Depois disse: «Daniel, homem predileto de Deus, entende as palavras que venho dizer-te, e põe-te de pé, porque fui agora enviado a ti». Quando proferiu estas palavras, pus-me de pé, tremendo. Disse-me: «Não tenhas medo, Daniel, porque desde o primeiro dia, em que aplicaste o teu coração a compreender e a mortificar-te na presença do teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras, e eu vim por causa delas»11.
Gabriel, preparando o profeta, discorre sobre a profecia dos sucessores de Ciro, de Alexandre Magno, de Ptolomeu I e Seleuco I; sobre Antíoco II e Ptolomeu II; sobre Ptolomeu III e Antíoco III; sobre Seleuco IV; do reinado de Antíoco IV e de suas perseguições contra Israel, etc.
* * *
No princípio dos tempos novos, São Gabriel apareceria a Zacarias, anunciando-lhe que a esposa, Isabel, daria à luz um filho, João, o Precursor.
«Apareceu-lhe um anjo do Senhor, posto de pé ao lado direito do altar do incenso. Zacarias ficou perturbado, e o temor o assaltou. Mas o anjo disse-lhe: «Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua oração; e tua mulher Isabel te dará um filho, ao qual porás o nome de João»12.
* * *
Seis meses mais tarde, o Arcanjo era enviado por Deus a Galileia, a Nazaré. «Estando Isabel no sexto mês, foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi; o nome da virgem era Maria. Entrando o anjo onde ela estava, disse-lhe: «Deus te salve, cheia de graça; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres».
Ela, ao ouvir estas palavras, perturbou-se , e discorria pensativa que saudação seria esta. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus; eis que conceberás no teu ventre, e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Este será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará sobre a casa de Jacó eternamente; e o seu reino não terá fim».
«Maria disse ao anjo: «Como se fará isso, pois eu não conheço varão?» Respondendo o anjo, disse-lhe: «O Espírito Santo descerá sobre ti, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso mesmo o Santo, que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus. Eis que também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice; e este é o sexto mês da que se dizia estéril; porque a Deus nada é impossível». Então disse Maria: «Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra». E o anjo afastou-se dela»13.
* * *
A Igreja, desde os primeiros séculos, vê em São Gabriel um mensageiro de boas novas, e os doutores católicos, mesmo os mais graves, querem crer que o anjo que apareceu aos pastores na noite do nascimento do Menino, seja o mesmo Gabriel, dando seguimento à missão que Deus lhe confiara. Do mesmo modo, seria também o arcanjo Gabriel aquele que, estando Jesus na sua agonia, do céu desceu para confortá-lo.
☞ NOTA: Para ler mais sobre São Gabriel Arcanjo, CLIQUE AQUI.
_____________
1 A dos quatro animais – Dan. 7, 1 e segs.
2 Ulai era a ribeira. Atravessava Susa.
3 O carneiro era o poder medo-persa, e o bode o poder grego representado por Alexandre Magno.
4 Refere-se à morte de Alexandre, bem como à divisão do seu império em quatro estados.
5 Referindo-se a Antíoco IV, o primeiro rei pagão que empreendeu conquistar a Palestina e abolir o culto do verdadeiro Deus.
6 De Israel.
7 Alexandre.
8 O citado Antíoco.
9 Dan. 8, 1-27.
10 Dan. 9, 20-27.
11 Dan. 10, 11-12.
12 Luc. 11-13.
13 Lc. 1, 26-38.
(Fonte: in, Vida dos Santos, Editora das Américas, Vol. V, Padre Rohrbacher, 1959, pp. 258-266 – Texto revisto e atualizado)