Devoção Mariana
26 DE ABRIL – FESTA DE NOSSA SENHORA MÃE DO BOM CONSELHO OU SENHORA DE GENAZZANO
26 DE ABRIL – FESTA DE NOSSA SENHORA MÃE DO BOM CONSELHO OU SENHORA DE GENAZZANO
LOUVAY OBRAS DO SENHOR A SENHORA: porque ella he a mais nobre, a mais excellète, e perfeyta obra do Senhor.
Louvay Sol, e Lua a Senhora: porque a Senhora he escolhida como Sol, e fermosa como a Lua.
Louvay estrellas do Firmamento a Senhora: porque ella he a radiante estrella, que guia os navegantes do mar deste seculo.
Louvay nuvés do Senhor a Senhora: porque ella he a nuvem leve, em que desceo a nós o Verbo de Deos humanado.
Louvay orvalhos da manhã a Senhora: porque ella he o vello de Gedeão, que embebeo o celeste orvalho do Divino Verbo.
Louvay neves, e geadas a Senhora: porque o candor de sua pureza he a refrigerio dos incentivos de nossa carne.
Louvay rayos, e relâmpagos a Senhora: porque ella he o esplandor clarissimo, e eficacissimo da luz da Divina Graça.
Louvay todas as fontes, e mares do Senhor a Senhora: porque a Senhora he fonte fechada com o sello de Deos, he o poço de aguas vivas, e o mar de todas as graças juntas.
Louvay plantas, e flores do campo a Senhora: porque ella he a rosa de Jericó, o lirio entre espinhos, a palma de Cadés, o cedro do Libano, a árvore da Vida, que nos produzio o fruto felicissimo da vida eterna.
Louvay montes do Senhor a Senhora: porque a Senhora he o monte santo de Sião, onde se fundou o templo vivo da Humanidade de Christo.
|
Louvay mininos innocentes a Senhora: porque de seu intacto ventre se dignou Deos nascer Minino, pare nos restituir à primeyra innocencia.
Louvay Sacerdotes do Senhor a Senhora: poys ella foy a grande Sacerdotisa, que em suas mãos tomou, e offereceo a Hostia viva, e perenne sacrificio q tira os peccados do mundo.
Louvay Profetas do Senhor a Senhora: porque ella he a profetizada Profetiza, a quem chegou o Espírito Santo com sua sombra, para conhecer o Rey que tem por nome Apressa-te a vencer, e despojar teus inimigos.
Louvay Martyres do Senhor a Senhora: porque ella foy mais que Martyr, não só de Christo, e por amor de Christo, como vós o fostes: mas no mesmo Christo, cuja cruz a crucificava.
Louvay Virgès do Senhor a Maria: porque Maria he da Virgindade a fórma, a gloria, e o magisterio.
Todos os Santos, todos os Espiritos Bemaventurados, todas as creaturas do Ceo, e terra, louvem, e exaltem, e magnifiquem a Maria: porque Maria he a dignissima Rainha, e absoluta Senhora dos Anjos, e Santos, e de todas as creaturas.
Gloria a Deos Padre, de quê Maria he filha primogenita: gloria a Deos Filho, de quem Maria he Mãe verdadeyra: gloria a Deos Espirito Santo, de quem Maria he Esposa escolhida: gloria à Beatissima Trindade, de quem Maria he sacrario animado. Agora, e sempre, e por seculos de seculos. Amen.
Padre Manoel Bernardes
(Luz e Calor — Solilóquio XXII)
Em linguagem atual
LOUVAI OBRAS DO SENHOR A SENHORA: porque ela é a mais nobre, a mais excelente, e perfeita obra do Senhor.
Louvai Sol e Lua a Senhora: porque a Senhora é escolhida como Sol, e formosa como a Lua.
Louvai estrelas do Firmamento a Senhora: porque ela é a radiante estrela, que guia os navegantes do mar deste século.
Louvai nuvens do Senhor a Senhora: porque ela é a nuvem leve, em que desceu a nós o Verbo de Deus humanado.
Louvai orvalhos da manhã a Senhora: porque ela é o velo de Gedeão, que embebeu o celeste orvalho do Divino Verbo.
Louvai neves, e geadas a Senhora: porque o candor de sua pureza é o refrigério dos incentivos de nossa carne.
Louvai raios, e relâmpagos a Senhora: porque ela é o esplendor claríssimo, e eficacíssimo da luz da Divina Graça.
Louvai todas as fontes, e mares do Senhor a Senhora: porque a Senhora é fonte fechada com o selo de Deus, é o poço de águas vivas, e o mar de todas as graças juntas.
Louvai plantas, e flores do campo a Senhora: porque ela é a rosa de Jericó, o lírio entre espinhos, a palma de Cades, o cedro do Líbano, a árvore da Vida, que nos produziu o fruto felicíssimo da vida eterna.
Louvai montes do Senhor a Senhora: porque a Senhora é o monte santo de Sião, onde se fundou o templo vivo da Humanidade de Cristo.
Louva meninos inocentes a Senhora: porque de seu intato ventre se dignou Deus nascer Menino, pare nos restituir à primeira inocência.
Louvai Sacerdotes do Senhor a Senhora: pois ela foi a grande Sacerdotisa, que em suas mãos tomou, e ofereceu a Hóstia viva, e perene sacrifício que tira os pecados do mundo.
Louvai Profetas do Senhor a Senhora: porque ela é a profetizada Profetiza, a quem chegou o Espírito Santo com sua sombra, para conhecer o Rei que tem por nome Apressa-te a vencer, e despojar teus inimigos.
Louvai Mártires do Senhor a Senhora: porque ela foi mais que Mártir, não só de Cristo, e por amor de Cristo, como vós o fostes: mas no mesmo Cristo, cuja cruz a crucificava.
Louvai Virgens do Senhor a Maria: porque Maria é da Virgindade a forma, a glória, e o magistério.
Todos os Santos, todos os Espíritos Bem-aventurados, todas as criaturas do Céu, e terra, louvem, e exaltem, e magnifiquem a Maria: porque Maria é a digníssima Rainha, e absoluta Senhora dos Anjos, e Santos, e de todas as criaturas.
Glória a Deus Pai, de quem Maria é filha primogênita: glória a Deus Filho, de quem Maria é Mãe verdadeira: glória a Deus Espírito Santo, de quem Maria é Esposa escolhida: glória à Beatíssima Trindade, de quem Maria é sacrário animado. Agora, e sempre, e por séculos de séculos. Amém.
Padre Manoel Bernardes
(Luz e Calor — Solilóquio XXII)
(Fonte: revista Catolicismo, nº 208-209, Abril-Maio de 1968, p. 02)