Catolicismo

OS 14 SANTOS AUXILIARES

OS QUATORZE SANTOS AUXILIARES

OS 14 SANTOS AUXILIARES

Os Santos Auxiliares – também chamados de Santos Patronos – são um grupo de quatorze santos que são invocados pelo povo cristão como intercessores eficazes contra as mais diversas doenças.

A devoção a esses santos nasceu na Renânia (Alemanha) no século XIV. No dia 17 de setembro de 1445, o Menino Jesus apareceu a um pastorzinho chamado Hermann Leicht de Langheim, filho do locatário de uma propriedade de Frankental. A aparição se repetiu, desta vez com o Menino circundado por velas acessas; e no dia 29 de julho de 1446, no mesmo lugar, o Menino Jesus estava acompanhado por quatorze crianças. Quando o pastorzinho perguntou quem eram, as crianças responderam que eram os quatorze salvadores e pediram que lhes fosse dedicada, naquele lugar, uma capela. Eles apareceram também a uma jovem gravemente enferma, que foi levada até o local e milagrosamente curada. O abade de um convento cisterciense que havia nas vizinhanças acabou cedendo aos pedidos incessantes do povo e mandou erigir, para as exigências imediatas dos iminentes peregrinos uma capela em honra dos Quatorze Santos Salvadores.

Depois, foi instituída uma festa coletiva para eles, com dada fixada em 8 de agosto. A esta devoção o Papa Nicolau V concedeu particulares indulgências. Em 1743, começou a construção, por desenho do arquiteto Balthasar Neumann (1687–1753), do Santuário de Vierzehnheligen (Bad Staffelstein, Alta Franconia).

Segundo a Tradição, eles são:

Santo Acácio (Agathius), 8 de maio, invocado contra a dor de cabeça.


Santa Bárbara, 4 de dezembro, invocada contra os raios, a febre e a morte súbita.


São Brás de Sebaste, 3 de fevereiro, invocado contra a doenças da garganta e para proteção dos animais domésticos. Já ouvimos muito a invocação de São Brás, quando uma criança ou adulto se engasga com alguma coisa. Essa tradição se deve ao fato de São Bento ter livrado da morte um menino que estava com uma espinha de peixe presa na garganta.


Santa Catarina de Alexandria, 25 de novembro, invocada contra a morte súbita.


São Ciríaco de Roma, 8 de agosto, invocado contra a tentação no leito de morte e as obsessões diabólicas.


São Cristóvão, 25 de julho, invocado contra a peste bubônica e os perigos durante a viagem.


São Dionísio, 9 de outubro, invocado contra as dores de cabeça.

Santo Egídio, 01 de setembro, invocado contra a peste, a convulsão da febre, o pânico e a loucura (doenças mentais), por aleijados, mendigos e ferreiros. Por causa do milagre da confissão oculta de Carlos Martello, Santo Egídio é invocado também para ajudar nas confissões difíceis.


Santo Erasmo, 2 de junho, invocado contra as dores abdominais e doenças intestinais.


Santo Eustáquio, 20 de setembro, invocado contra a discórdia familiar e os perigos do fogo.


São Jorge, 23 de abril, invocado para a saúde dos animais domésticos.


Santa Margarida de Antioquia, 20 de julho, invocada durante o parto e para escapar de demônios.


São Pantaleão de Nicomédia, 27 de julho, invocado por médicos e contra o câncer e a tuberculose.


São Vito, 15 de junho, invocado para obter a cura em doenças como epilepsia, a Coreia di Sydenham (uma forma de encefalite conhecida como dança de São Vito, que pode apresentar sintomas como tiques, tremores etc.), a hidrofobia (raiva), as doenças dos olhos (em eslavo a palavra Vid – vista – foi associada a seu nome) e a letargia. Também é invocado contra os raios e para a proteção de animais domésticos.

(Fonte: in, blog Pale Ideas; imagens: blog Sacra Galeria)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Translate »
...