CatolicismoSabedoria dos Santos

AS ARMAS ESPIRITUAIS QUE SÃO JOÃO BOSCO PROPÕE PARA COMBATER A PRAGA

AS ARMAS ESPIRITUAIS QUE SÃO JOÃO BOSCO PROPÕE PARA COMBATER A PRAGA

Dom Bosco preocupado com os meninos do Oratório, por ocasião da epidemia de cólera.

Em tempos de pandemia de coronavírus, é fácil ser vítima de angústia e desespero, mas ao colocar nosso olhar e confiança em Deus e na Santíssima Virgem venceremos esse provação. Vários santos, ao longo da história, foram testemunhas de fé e confiança em tempos difíceis. Um deles foi São João Bosco, que em 1854 – alguns anos antes da fundação da Congregação Salesiana – conviveu com seus filhos espirituais – cerca de cem adolescentes do oratório de Turim – a epidemia de cólera que na época afetava fortemente a Cidade italiana.

Padre Ángel Peña, OAR, no livro “Vivencias de Dom Bosco”, citando Juan Bautista Lemoyne, biógrafo da santa da juventude, narra que em julho de 1854 foram apresentados em Turim os primeiros casos de cólera; uma epidemia que começava a aparecer e gerar pânico entre os cidadãos, mas Dom Bosco, com grande confiança em Nosso Senhor e na Santíssima Virgem, acalmou os espíritos dos jovens, dizendo-lhes:

“Se você fizer o que eu digo, você se livrará das perigo. Acima de tudo, você deve viver na graça de Deus, usar no pescoço uma medalha da Virgem Maria que abençoarei e darei a cada um, rezar todos os dias um Pai Nosso, uma Ave Maria e uma Glória ao Pai com a oração de São Luis Gonzaga, acrescentando a jaculatória: Livra-nos, Senhor, de todo o mal».

 

Os dias se passaram e a epidemia cresceu exponencialmente até matar setenta por cento das pessoas afetadas. Muitos dos que contraíram a doença foram deixados sozinhos, sem ajuda ou assistência, até por seus próprios parentes. Os coveiros também foram forçados a entrar nas casas para remover os cadáveres já corrompidos.

 

 

(Fonte: Formación Católica – A Tradução é nossa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Translate »
...