Artigos, Meditações, Textos Selecionados ...Espiritualidade Gertrudiana

AS PULSAÇÕES DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS SENTIDAS PELO DISCÍPULO AMADO, SÃO JOÃO EVANGELISTA, E POR SANTA GERTRUDES

AS PULSAÇÕES DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS SENTIDAS PELO DISCÍPULO AMADO, SÃO JOÃO EVANGELISTA, E POR SANTA GERTRUDES

“Um dia, no tempo do Advento, enquanto (S. Gertrudes) rezava ao apóstolo e evangelista São João, este lhe apareceu com roupagem amarela, enfeitada com águias de ouro. Esse traje significava que, em sua vida mortal, São João, elevado acima de si mesmo pelos arrebatamentos da contemplação, se esforçava sempre por abaixar-se ao vale da humildade, considerando seu próprio nada. Olhando mais atentamente as vestes do apóstolo, notou um debrum vermelho que cercava levemente as águias de ouro. Essa cor significava que São João, para elevar-se na contemplação, começava sempre com a lembrança da Paixão do Senhor, de que foi testemunha ocular e que ele havia sentido até o fundo de seu coração, com íntima compaixão. É assim que, elevando-se pouco a pouco, voou até as alturas da divina Majestade e ali fixou, com seu olhar de águia, o centro do verdadeiro sol. Trazia também dois lírios de ouro, um em cada ombro. No direito, estavam milagrosamente gravadas as palavras O discípulo que Jesus amava[1] e no esquerdo Este é o guarda da Virgem[2]. Estas indicavam o privilégio que teve, de receber o nome e ser realmente, entre os apóstolos, o discípulo que Jesus amava e, ademais, de ser julgado digno do Senhor, que expirava sobre a Cruz, de ter sob sua guarda o puríssimo lírio, isto é, a Virgem Maria.

“Na festa do mesmo apóstolo, quando ela assistia às Matinas com mais devoção, o discípulo que Jesus amava tão ternamente e que por isso, deve ser amado por todos, lhe apareceu cumulando-a de sinais de amizade. (…)

“Gertrudes lhe disse:

E que graça eu, tão pobrezinha, poderei obter em vossa dulcíssima festa?

Vem comigo, és a eleita de meu Deus. Descansemos juntos em seu seio, onde se ocultam os tesouros de toda santidade.

E tomando-a consigo, conduziu-a à doce presença do Senhor Redentor, colocou-a à direita e se colocou à esquerda. enquanto os dois repousavam assim docemente no peito do Senhor, o bem-aventurado João tocou-o com o dedo, com respeitosa ternura, dizendo:

Eis o Santo dos santos, que atrai a si todo o bem do Céu e da terra.

Então ela lhe perguntou por que escolhera o lado esquerdo do Senhor e a tinha colocado à direita. Ele respondeu:

Dado que venci todas as coisas e me tornei um mesmo espírito com Deus, posso penetrar sutilmente onde a carne não pode atingir. Eis porque escolhi o lado fechado. Porém, coloquei-te junto à abertura do Coração divino porque, vivendo ainda na terra, não poderás como eu penetrar no que está oculto. Enquanto que aí, te será fácil haurir a doçura e a consolação que a força do divino Amor derrama, sem cessar, em todos que os desejam.

Como ela sentisse inefável gozo escutando bater o Coração sagrado do Salvador, disse ao bem-aventurado João:

Ó bem-amado de Deus, sinto agora tão grandes delícias escutando as palpitações desse divino Coração. Não tivestes sensações semelhantes quando repousáves, na Santa Ceia, no peito do Senhor?

Em verdade, eu as senti e as senti profundamente e sua suavidade penetrou em mim como o hidromel perfumado impregna com sua doçura um bocado de pão fresco. Ademais, minha alma por isso tornou-se tão ardente quanto poderia ficar um vaso posto sobre o fogo violento.

Santa Gertrudes de Helfta.

 

Ela retorquiu:

Por que então guardastes sobre isso silêncio tão absoluto e nada escrevestes a respeito para proveito de nossas almas?

Minha missão era de manifestar à nova Igreja com uma só palavra o Verbo incriado de Deus Pai. E essa única palavra pode servir até o fim do mundo para satisfazer a inteligência de toda a raça humana, ainda que ninguém jamais consiga compreendê-la plenamente. A doce eloquência das batidas do Coração Sagrado está reservada para os últimos tempos, a fim de que o mundo envelhecido e entorpecido se reaqueça no amor de seu Deus.”

 

 

 

________
[1] Discipulus quem diligebat Jesus. (São João 13, 25).

[2] Iste custos Virginis. Da sequência Verbum Dei Deo natum, tirada dos antigos missais da Alemanha. Ver no Ano Litúrgico de Dom Guéranger, no tempo do Natal, I, I, p. 517.

 

 

(Fonte: opúsculo Mensagem do Amor de Deus – Revelações de Santa Gertrudes, Livro IV, editora Artpress, São Paulo/2016, excertos do Cap. IV, pp. 31-34 – O título é nosso e alguns destaques foram acrescidos)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Translate »
...