Mariologia
CORAÇÃO DE MARIA: CORAÇÃO DE LUZ E AMOR
CORAÇÃO DE MARIA: CORAÇÃO DE LUZ E AMOR
Há ressonâncias eternas entre Jesus e Maria. O sol e sua luz não estão mais inseparavelmente unidos do que ambos os Corações Santíssimos.
Para compreender melhor ao Filho de Deus Encarnado, é preciso estudar sua abençoada Mãe. Nenhum melhor caminho para o conhecimento de Maria do que contemplar Jesus.
Por isso, a desejar melhor e mais afetuosas luzes acerca do Imaculado Coração de Nossa Senhora, é preciso aproximá-lo ao Coração Sacratíssimo do Senhor.
A Teologia de Nossa Senhora é um poema que rima com a Teologia do Verbo Encarnado.
* * *
Jesus deve ser adorado em seu Coração, que simboliza e realiza seu imenso amor aos homens, amor de entrega, imolação, sacrifícios e eucaristia.
Maria deve ser cultuada em seu Coração, um quase sacramento de sua ternura pelos filhos, Coração que reflete e irradia todos os seus cuidados e ansiedades, dedicações e lágrimas, assistência e favores aos que nascemos de seu Amor coroado de espinhos.
Jesus é conhecido quando O amamos, e seu Evangelho só é compreendido quando o lemos com o coração.
Maria será livro aberto para nós se com todo o carinho A desejarmos, e suas palavras não serão estranhas aos nossos ouvidos, quando elas ressoarem em nosso coração.
* * *
O Coração de Jesus é uma Flama que ilumina e abrasa O Coração de Maria é luz suave que aponta nosso caminho e estimula o nosso fervor.
Cruzes e espinhos rodeiam o Coração do Senhor, ensinando que só o amor que sofre é amor verdadeiro. Espinhos e rosas circundam o Coração de Maria, que abrolha em nossa peregrinação sofrimentos e flores, para que a um tempo multipliquemos nossos méritos e antecipemos seu amor.
Há uma cruz sobre o Coração de Jesus alanceado. É um ramalhete de mirra, o Coração de Maria.
Os nossos corações se crucificam e transfixam, para que alcancem ser um feixe de floridos amores que ofertemos ao Amor de Nossa Mãe Dolorosa.
O Coração de Jesus é uma promessa do Paraíso. O Coração de Maria é uma ascensão luminosa para o Céu.
Asilo seguro na hora da morte, assegurou-nos o Coração de Jesus. E o nosso mais acalentado anelo, a nossa mais querida esperança, é fechar os nossos olhos na segurança amorosa e na suspirada delícia do Coração de Nossa Senhora.
(Fonte: in Livro de Maria, Dom Antônio Maria Alves de Siqueira, São Paulo/1963, Cap. 2, item II, pp. 52-53 – Texto revisto e atualizado, e destaques acrescentados)