FESTA DO CORAÇÃO EUCARÍSTICO DE JESUS

(QUINTA-FEIRA DEPOIS DO III DOMINGO DEPOIS DE PENTECOSTES)

FESTA DO CORAÇÃO EUCARÍSTICO DE JESUS

QUINTA-FEIRA DEPOIS DO III DOMINGO DEPOIS DE PENTECOSTES

Festa de III classe, com Glória, sem Credo, paramentos brancos

(Calendário Próprio do Brasil e Calendário Próprio da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney)

Por decreto da Sagrada Congregação dos Ritos de 25 de janeiro de 1935, a celebração desta solenidade foi estendida para todo o Brasil, pois antes desta data era celebrada apenas em algumas dioceses. Esta festa foi confirmada pela Sagrada Congregação para todo o Brasil em 12 de dezembro de 1962 como festa de III classe.

O decreto da instituição desta festividade delineia os seus fins particulares da seguinte maneira:

A razão particular dessa instituição é comemorar o amor de Nosso Senhor Jesus Cristo no mistério da Eucaristia. Por este meio a Igreja quer estimular os fiéis a se aproximarem com mais confiança deste augusto mistério pelo qual sempre mais se inflamam os corações nas Chamas de amor do Coração Divino. No Santíssimo Sacramento, o Coração de Jesus protege e ama as almas, vivendo e permanecendo no meio delas, como elas por sua vez vivem e permanecem n’Ele. Neste Sacramento, Jesus se dá a nos como vítima, como companheiro, como alimento, como viático e como penhor de glória eterna”.

E podemos nós acrescentar ao assistirmos e tomarmos parte ativa na santa Missa: Ele nos dá um meio para nos tornarmos também seus companheiros, seus membros, suas vítimas. Dai-nos, Senhor, permanecermos e ainda crescermos em vosso amor até o fim (Pós-comunhão).

NOTA: Para as leituras da Missa, sugerimos o site do Apostolado Forma Extraordinária do Rito Romano.

(Fonte: Apostolado Forma Extraordinária do Rito Romano – Destaques são nossos)

Sou Todo Teu Maria: “Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por Ela que deve reinar no mundo.” (São Luis Maria de Montfort)