24º DIA
Maria meu modelo
Maria e os aflitos
Os pobres são também aqueles cujos corações têm necessidade de consolação e de alegria; e é grande, muito grande, o número desses pobres de coração!
Há deles entre as crianças: umas estão separadas das famílias, outras privadas de suas mães, e outras caídas num abandono e privações de carinhos que lhes rasgam o tenro coração. — Oh! quanto haveis de ter amado os orfãozinhos e os desamparados!
Há desses pobres entre as mães; como sofrem estas, quando se veem esquecidas por seus filhos, ou quando a morte lhos vem arrebatar! Ó Maria! como teríeis sabido consolar a essas pobres mães!
Há pobres assim entre as pessoas de piedade, e é Deus que, por um segredo de sua Providência, priva-os de toda consolação e alegria. — ó Maria! como devíeis dissipar os receios e as dores das almas atribuladas!
Sede ainda a consoladora dos aflitos e, se hoje, ante o vosso altar, uma criança, uma mãe, uma alma angustiada vierem invocar-te, consolai-as, ó Maria!
Às crianças fazei sentir vossa ternura; às mães e às almas atribuladas ‘mostrai vosso coração partido de dor e lhe segredai estas palavras: Um pouco de tempo ainda e depois o céu.
EXEMPLO
O incêndio de Reuilly e o terço miraculoso
A 5 de Julho de 1885, pelas 10 horas da noite, um violento Incêndio se declarava em Paris na rua de Reuilly, nos prédios ocupados pela Sociedade Anônima da Papelaria do Souche. O fogo havia ganho as oficinas vizinhas e já se estendia para o estabelecimento dirigido pelas Irmãs da Providência, onde há muito, funcionavam uma comunidade religiosa, um orfanato, uma escola comunal, um asilo de velhos e de cegos, e várias salas de trabalhos.
No momento em que o incêndio parecia ser mais contido, uma Santa mulher, que tinha a vida cheia de exemplos de abnegação e de piedade, teve a inspiração de atirar o seu terço sobre o teto da capela que já começava a arder.
Como se fosse aquele terço um instrumento eficaz para sustá-lo, o incêndio, que até aí se desenvolvera com uma fúria crescente, de súbito recuou e, pouco tempo depois, se extinguiu: o estrago se limitou àquela parte do teto da capela, e o estabelecimento escapou milagrosamente ao perigo.
(Fonte: livro, em formato PDF, MÊS DE MARIA – Traduzido das Palhetas de Ouro, aumentada com uma coleção de Exemplos para Todos os Dias do Mês por Mons. Dr. José Basílio Pereira, com edição de Carlos Alberto de França Rebouças Júnior, Salvador-Bahia/1953)