NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO

Nossa Senhora da Consolação com São Francisco de Assis e Santo Antônio de Pádua

NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO*

Durante séculos, lá na antiguidade, piedosos católicos tiveram uma devoção a Nossa Senhora como consoladora. Às vezes, ela recebeu o título expresso de Consolação. Mas a prática nunca foi formalizada. Então, imigrantes do norte da Itália que buscavam melhores condições para o trabalho e a vida em família trouxeram com eles sua devoção a Nossa Senhora como Mãe da Consolação.

A devoção a Maria Santíssima sob este título se espalhou. Em 1901, o reitor do Santuário de Turim criou um instituto religioso para difundir a piedade mariana através deste título. Ele era sobrinho de São José Cafasso, o sacerdote dos condenados e que também era de Turim. São José Cafasso escreveu uma oração em preparação para a morte contendo a intenção de se buscar consolo em Nossa Senhora.

A devoção é agora mundial, incluindo o Quênia e a Etiópia. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, há muitas paróquias e santuários dedicados a ela sob o título de Nossa Senhora da Consolação. Também se dirige a Ela uma oração contendo uma invocação para a Igreja, visando a santidade em seus membros, pela luz da fé e sua paz.

Esta é uma combinação de duas dessas orações:

Ó Maria Imaculada, nossa Mãe e Consolação, refugio-me em teu coração amorosíssimo com toda a confiança de que sou capaz; serás o mais querido objeto do meu amor e veneração. A ti, que és a dispensadora dos tesouros do Céu, sempre recorrerei nas minhas tristezas, para ter paz, nas minhas dúvidas, para ter luz, nos meus perigos, para ser defendido, e em todas as minhas necessidades, para obter a vossa ajuda. Portanto, sede meu refúgio, minha força, meu consolo, ó Maria Consoladora! Na hora da minha morte, recebei graciosamente os últimos suspiros do meu coração, obtendo para mim um lugar no vosso lar celestial, onde todos os corações devem louvar de comum acordo o adorável Coração de Jesus para sempre, bem como o teu mais amável Coração, Ó Maria, nossa terna Mãe, Consoladora dos aflitos, rogai por nós que recorremos a ti.

Concede também a paz e santidade à Igreja, por meio de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor. Amém.

(Fonte: Catholic Restoration – Tradução e adaptação para o português do Brasil com auxílio do Google Tradutor)

*Não confundir este título ou invocação com Nossa Senhora da Consolação e Correia, devoção própria da Ordem dos Agostinianos.

Sou Todo Teu Maria: “Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por Ela que deve reinar no mundo.” (São Luis Maria de Montfort)