Devoção Mariana

NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, PADROEIRA DO PARÁ E RAINHA DA AMAZÔNIA

Orações

NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, PADROEIRA DO PARÁ E RAINHA DA AMAZÔNIA

Imagem original, achada pelo caboclo Plácido José dos Santos, em 1700, às margens do igarapé Murutucu (localizado atrás da atual Basílica de Nazaré).

(Orações)

1. ORAÇÃO PARA O DIA DA FESTA

Ó gloriosa Virgem de Nazaré, cuja solenidade celebramos neste dia e cujos louvores os Anjos cantam no Céu, também me associo de alma alegre a essas homenagens e vos dirijo as minhas saudações. Convicto de que jamais se ouviu dizer recorresse alguém à vossa proteção e implorasse o vosso amparo sendo por vós abandonado, ouso pedir-vos: alcançai-me todas as graças espirituais e temporais necessárias ao meu estado, sobretudo a inestimável graça de amar a Jesus como vós O amastes na terra. Só assim poderei viver cristãmente, morrer piedosamente e compartilhar da vossa glória no Céu. Assim seja.
Virgem de Nazaré, rogai por nós!

2. ORAÇÃO DO CÍRIO DE NAZARÉ

Senhor, nosso Pai, estamos unidos em nome de Jesus, vosso Filho, conduzidos pelo Espírito Santo de Amor. Nós vos agradecemos pelo dom da fé cristã que nos reúne e pela Igreja que nos conduz pelos caminhos da vida felizes, nesta terra e para a eternidade. Pai eterno, Vós nos destes de presente a Virgem de Nazaré, Mãe de Jesus Cristo, Mãe da Igreja e nossa Mãe.

Unidos a Maria, pedimos com confiança: envolve-nos com laços de amizade e com cordas de amor, trazei-nos para perto de vós, de Jesus Cristo e do Espírito Santo. Acendei, ó Pai, em nossos corações, o Círio da Fé, da Esperança e da Caridade. Enchei nossos corações com a alegria do Evangelho.

Que o povo de Nossa Senhora de Nazaré, Rainha e Padroeira da Amazônia, seja testemunha fiel do Evangelho Vivente – Jesus Cristo, para o crescimento de vosso Reino de paz e justiça, Reino de vida e verdade, Reino do amor e da graça. Amém.

Imagem peregrina de N S de Nazaré

3. ORAÇÃO A N S DE NAZARÉ – 1

Ó Virgem Imaculada de Nazaré, fostes na terra criatura tão humilde a ponto de dizer ao Anjo Gabriel: “Eis aqui a escrava do Senhor!” Mas por Deus fostes exaltada e preferida entre todas as mulheres para exercer a sublime missão de Mãe do Verbo Encarnado. Adoro e louvo o Altíssimo que vos elevou a esta excelsa dignidade e vos preservou da culpa original. Quanto a mim, soberbo e carregado de pecados, sinto-me confundido e envergonhado perante vós.Entretanto, confiado na bondade e ternura do vosso coração imaculado e maternal, peço-vos a força de imitar a vossa humildade e participar da vossa caridade a fim de viver unido, pela graça, ao vosso divino Filho, Jesus, assim como vós vivestes no retiro de Nazaré.

Para alcançar essa graça, quero com imenso afeto e filial devoção saudar-vos como o Arcanjo São Gabriel: “Ave Maria, cheia de graça…”

Nossa Senhora de Nazaré, rogai por nós.

4. ORAÇÃO A N S DE NAZARÉ – 2

Ó Virgem Piedosíssima, Senhora de Nazaré, a vós recorro eu pobre pecador, nesta hora de tribulação e de angústia, pedindo confiadamente amparo e proteção. Vede a minha, necessidade, ó Maria, ouvi propícia os meus gemidos, compadecei-vos de minhas lágrimas. Vós, que sendo Mãe de Deus, sois também Mãe de Misericórdia, consoladora dos aflitos, refúgio e advogada dos pecadores.

Alcançai-me, Senhora de Nazaré, a graça que humildemente vos peço, pois em vosso Coração Imaculado e cheio de ternura eu pus toda a minha confiança. A este coração materno que também experimentou os golpes da dor mais pungente, entrego os cuidados meus e das pessoas que me são caras; recebei em vossas mãos abençoadas a minha alma e o meu corpo, a minha vontade e o meu coração, a minha vida e a minha morte, sede também, ó Mãe de bondade, conforto e amparo de todos os atribulados, dos pobrezinhos, dos doentes, dos sem trabalho, dos famintos, das criancinhas que sofrem e não vos esqueçais dos pobres pecadores. A todos fazei-nos sentir que sois nossa Mãe. Assim seja.

 

 

(Fontes: 1. orações do Dia da Festa e Orações 1 e 2, antigo livreto Novena em Honra de N S de Nazaré Venerada na Basílica de Belém do Pará, sem identificação data e edição, pp. 3 e 8; 2. oração do Círio de Nazaré, site Círio de Nazaré)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Translate »
...