NOVENA PREPARATÓRIA PARA A FESTA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
DE 18 A 26 DE JUNHO (FESTA, 27 DE JUNHO)
1. BREVE INTRODUÇÃO
“Louvada, amada, invocada, bendita eternamente sejais, ó Senhora do Perpétuo Socorro, minha esperança, meu amor, minha mãe, minha felicidade e vida minha. Assim seja.” (Sto. Afonso Maria de Ligório)
Em milhares de igrejas espalhadas pelo mundo inteiro, nas quartas-feiras (em outros dias da semana, em algumas cidades), tradicionalmente, se realiza a novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que teve início no dia 11 de Julho de 1922 nos Estados Unidos.
Vários nomes foram dados a esse quadro: “Virgem da Paixão”, “A Madona de Ouro”, “A Mãe dos Lares Católicos”, “A Mãe dos Missionários Redentoristas”. O nome escolhido pela própria Virgem Maria é “Mãe do Perpétuo Socorro”. É também o nome pelo qual o Papa Pio IX pediu aos missionários redentoristas que a fizessem conhecida no mundo inteiro. Sua história é a história de como Deus orienta os acontecimentos humanos para os desígnios divinos.
2. ORAÇÕES PARA TODOS OS DIAS DA NOVENA
PRIMEIRA ORAÇÃO
Ó Mãe do Perpétuo Socorro, eis aqui a vossos pés um pobre pecador que recorre a Vós e põe em Vós a sua confiança. Ò Mãe de misericórdia, tende piedade de mim. Sei que todos vos chamam o refúgio e a minha esperança. Socorrei-me pelo amor de Jesus Cristo. Dai a mão a um pobre pecador que se Vos entrega e se consagra para sempre ao vosso serviço. Louvo e agradeço a Deus que, pela sua misericórdia, me inspirou uma grande confiança em Vós: vejo nesta confiança o penhor de minha eterna salvação. Confesso que tenho caído muitas vezes em pecado, por não ter recorrido a Vós mas, com o vosso socorro serei sempre vitorioso. Sei me haveis de ajudar, se me recomendar a Vós mas, nas ocasiões perigosas temo não Vos invocar e causar assim a perda da minha alma. Peço-Vos encarecidamente me concedeis a graça, quando demônio me tentar, de recorrer a Vós, repetindo: Ò Maria, socorrei-me! ó Mãe do Perpétuo Socorro, não permitais que eu perca o meu Deus.
Três Ave-Marias…
SEGUNDA ORAÇÃO
Ó Mãe do Perpétuo Socorro, concedei-me a graça de invocar sempre o vosso nome poderosíssimo, pois é o nosso socorro durante a vida e a nossa salvação na ocasião da morte. Ò Maria, Virgem dulcíssima e puríssima, que o vosso nome seja doravante a aspiração de minha alma. Ó minha soberana, não tardeis em me socorrer, quando eu Vos invocar, pois em todas as tentações que me assaltarem, em todas as minhas necessidades, nunca deixarei de Vos invocar, repetindo sempre: Ó Maria! Ó Maria! Que força, que ternura, que doçura, que confiança sente minha alma, quando pronuncio vosso bendito nome, quando penso em Vós, agradeço ao Senhor, por Vos ter dado este nome tão doce, tão amável, tão santo, tão poderoso para o meu bem. Mas não me contentarei de pronunciá-lo com amor que o amor que Vos dedico me lembre, sem cessar, que Vos devo invocar, ó Mãe do Perpétuo Socorro.
Três Ave-Marias…
TERCEIRA ORAÇÃO
Ó Mãe do Perpétuo Socorro, sois a dispenseira de todas as graças, que Deus concede aos infelizes pecadores, e se Vos fez tão poderosa, tão rica e tão boa, foi para nos socorrer em todas as nossas misérias. Sois a advogada dos pecadores, mais abandonados que a Vós recorrem; socorrei-me pois que a Vós me entrego. Eu vos recomendo a minha eterna salvação. Ponde-me no número dos vossos servos mais dedicados; tomai-me debaixo da vossa proteção; isto me basta. Se me socorrerdes, nada temerei os demônios , porque sois mais poderosa do que todo o inferno; não temerei mesmo o meu juiz, Jesus Cristo, porque basta um pedido vosso para apaziguar. Temo somente deixar por negligência de me recomendar a Vós e assim causar a perdição de minha alma. Ò minha soberana, alcançai-me o perdão dos pecados, o amor de Jesus Cristo, a perseverança final e a graça de recorrer sempre a Vós, ó Mãe do Perpétuo Socorro.
Três Ave-Maria…
3. PAUSA PARA A LEITURA E MEDITAÇÃO (Os textos de leitura para cada dia da Novena estão logo abaixo)
4. PEDIDO(S)
D: Ó Soberana nossa, Vós sois o nosso refúgio.
T: Nosso socorro nas nossas necessidades e tribulações.
Oremos: Senhor Jesus Cristo, que nos destes vossa Mãe para ser Mãe nossa, sempre pronta para nos socorrer, concedei-nos, suplicamos-Vos, que implorando assiduamente sua maternal assistência, mereçamos gozar de perpetuamente do fruto de nossa redenção. Amém
(Faz-se o[s] pedido[s]….)
5. ORAÇÃO FINAL DA NOVENA:
CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, a quem tanto me apraz honrar sob o belo titulo de Mãe do Perpétuo Socorro, eu (dizer seu nome) ainda que indigno de ser o vosso servo, animado contudo pela vossa admirável bondade e excitado pelo desejo de vos servir, vos escolho hoje em presença do meu anjo da guarda e de toda a côrte celeste, para minha Mãe, e torno a firme resolução de vos amar e servir sempre daqui em diante, e fazer tudo o que me for possível para que sejais amada e servida também dos outros.
Ó Mãe de Deus, minha boa e muito amável Mãe, pelo sangue do vosso Divino Filho, derramado por nosso amor, suplico-vos me recebais para sempre em o número dos vossas filhos e servos dedicados.
Assisti-me em todos os meus pensamentos, palavras e ações, até ao fim da vida, de sorte que todos os meus passos e suspiros tenham por único fim dar maior glória a Deus; fazei, pela vossa poderosa intercessão, que eu não ofenda jamais o meu amadíssimo Jesus, mas O glorifique e ame. Fazei que vos ame também, ó minha Mãe queridíssima, a fim de que eu tenha um dia a felicidade de vos ter e amar no santo paraíso, por séculos dos séculos. Assim seja.
Ó Maria, minha Mãe, recomendo-vos a minha alma, principalmente na hora da minha morte.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!
MEDITAÇÕES PARA CADA DIA DA NOVENA
1 – PRIMEIRO DIA: Jesus Cristo quer que em nossos trabalhos recorramos a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Levanta a vista oh! cristão! E contempla a Virgem do Perpétuo Socorro. Olhai ao Menino Jesus, que com suas mãozinhas assustadas toma e estreita a mão de sua terna Mãe.
Que tem sucedido? Que dois anjos lhe apresentam os instrumentos de sua futura Paixão, e que ao vê-los o adorável infante se enche de espanto, e busca em sua doce Mãe proteção e amparo.
Com o qual quer dizer-te que, à imitação sua, deves também buscar sempre em Maria o socorro Perpétuo em meio às aflições da vida presente.
– Prática: Fazer esta novena com fervor.
2 – SEGUNDO DIA: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro quer que acudamos (recorramos) a Ela em todas as nossas necessidades.
Vemos que a Virgem Santíssima do Perpétuo Socorro, quando o Menino Jesus estreita sua mão, em vez de voltar seus olhos a Ele os volta a nós.
Sem dúvida quer assim mostrar-nos seu ardente desejo de que recorramos a ela. Com esta terno e amoroso olhar nos esta dizendo a todos:
Eu sou Mãe de Deus, mas também sou Mãe vossa. Que maior desejo pode ter uma mãe que o de ajudar e socorrer a seus filhos? Vinde, pois, filhos meus, a mim. Recorrei a mim em todas as vossas necessidades e misérias; em vossas penas, em vossos desfalecimentos, em vossas dúvidas;
E se alguma vez chegais, por desgraça, a cair, depois de vossa queda vinde: Eu sou a Mãe do Perpétuo Socorro; Eu os consolarei, eu os confirmarei, os defenderei, e os conduzirei à Pátria bem-aventurada do céu.
– Prática: Invocar com frequência Nossa Senhora do Perpétuo Socorro durante a novena.
3 – TERCEIRO DIA: Venerar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um meio seguro para conseguir todos os tesouros do céu.
Consideremos cada uma das palavras desta invocação: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Maria é Senhora, é dizer: Mãe de Deus, Rainha poderosa do céu e da terra. Maria é nossa: nossa, por ser Mãe do Redentor dos homens, Advogada dos pecadores, Mãe de misericórdia e Corredentora; e nossa, sobretudo, por sua maravilhosa ternura de Mãe.
Maria é nosso socorro, porque nos livra da maior das desgraças desta vida, ou seja do pecado. Maria vela por nós, tira as ocasiões e diminui a veemência das tentações;
Maria conserva em seus filhos a graça santificante e o amor de Deus, e lhes consegue a perseverança;
Maria suaviza nossas penas temporais e espirituais.
Por último, é Maria nosso socorro Perpétuo, porque nos socorre em todas horas e em todos os instantes. E nosso socorro no momento oportuno, na formidável passagem da morte e em meio das chamas do Purgatório.
– Prática: Introduzir cada vez mais em nossas famílias o costume de recorrer continuamente a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
4 – QUARTO DIA: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ajuda a seus devotos a sair do pecado.
Um dos principais ofícios em que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro exercita sua solicitude, é o de tirar as almas do pecado.
A maneira como uma mãe chora e geme sobre o cadáver de seu filho, a quem desejaria poder ressuscitar, Maria sente ardentíssimos desejos de que voltem os pecadores à vida da graça. Sua grande ocupação consiste em interceder por eles sem cessar;
E ela se gloria em ser sua infatigável Advogada e em lhes alcançar a graça da verdadeira conversão, com tanto que tenham ao menos o desejo sincero de sair do pecado e que acudam a Ela pedindo a força necessária para romper as cadeias com que os tem escravizados à culpa.
– Prática: Rogar a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que nos livre de todo pecado e que não reincidamos em nossas culpas.
5 – QUINTO DIA: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro defende seus devotos nas tentações.
A vida do cristão sobre a terra é uma luta constante. Rodeados estamos de inimigos por onde quer que estejamos; de inimigos de todas classes, que se conjuram contra nós, maquinando nossa perdição e ruína; quem nos defenderá em meio de tantos perigos? Quem continuamente vela por seus filhos?
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que por si só é mais terrível que um exército posto em ordem de batalha; é simbolizada pela torre de David, fortaleza inexpugnável, da qual pendem mil escudos, armadura dos fortes, e ao mesmo tempo Mãe nossa;
Mãe tão terna e amorosa, e o que mais deseja Ela é nos conceder seu socorro, que nós o alcancemos.
– Prática: Recorrer a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na hora da tentação.
6 – SEXTO DIA: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro assiste a seus devotos em todas as necessidades e trabalhos da vida.
Nossa natureza tem horror às contradições e trabalhos desta vida, os quais são favores assinalados que Deus faz às almas que lhe amam. A verdadeira sabedoria consiste em descobrir os tesouros inestimáveis dos méritos que se acham encerrados nas humilhações e nos trabalhos.
Quem, pois, nos dará a conhecer este tesouro? Maria Santíssima, a Rainha dos Mártires. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que passou toda sua vida entre penas e dores, nos ensinará, com seu exemplo, que neste vale de lágrimas a cruz é a herança dos eleitos, e nos fará mais corajosos para levar os trabalhos deste penoso desterro.
– Prática: Recorrer em todas as nossas penas a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
7 – SÉTIMO DIA: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ampara a seus devotos na hora da morte.
O instante solene em que morremos decide nossa sorte feliz ou desgraçada por toda uma eternidade.
Essa é a hora em que o demônio despeja toda sua astúcia e todas suas forças para ganhar uma nova alma. Mas não desanimemos, tenhamos confiança, porque essa também é a hora de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Na Ave-Maria diz todo fiel cristão: Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, hora e na hora de nossa morte.
Ali Ela estará, pois, a nosso lado, na hora da morte, para que possamos passar felizmente do tempo à eternidade.
– Prática: Recomendar-se o momento da nossa morte a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
8 – OITAVO DIA: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro auxilia a seus devotos no Purgatório.
Muito dignas são de compaixão as almas do Purgatório, porque padecem tormentos atrozes e não podem ajudar a si mesmas; mas Maria as socorre com a mais terna misericórdia.
A Santíssima Virgem alivia aquelas almas tão queridas, rogando por elas, e a vezes até descendo aquele lugar de tormentos para consolar e confortar a seus fiéis servos; mais ainda, sua poderosa e maternal intercessão se empenha em abreviar o tempo de suas penas e em livra las daquele fogo purificador.
– Prática: Rogar a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro pelas almas do Purgatório.
9 – NONO DIA: Consagrar se a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e servi-LA com fidelidade é fazer certa a perseverança.
Neste dia consagremo-nos a Maria, e para isto façamos por Ela o que Ela faz por nós. Maria nos ama, pois amemos nós a Ela.
Que honra a nossa amar a Mãe de Deus! Amando e se entregando a Ela com inteira confiança, por ser nossa verdadeira Mãe.
Maria é nossa bem feitora; é nosso Perpétuo Socorro.
De nossa parte, prometamos-lhe recorrer constantemente à sua misericórdia; prometamos sinceramente perseverar em nossos exercícios ou praticas diárias de devoção em honra sua, e experimentaremos quão certa é esta sentença: Que o verdadeiro devoto de Maria não se condena.
– Prática: Rogar a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a graça de viver essa consagração cada dia de nossas vidas.
(Fontes: 1. orações: extraídas da Novena Perpétua de N S do Perpétuo Socorro; 2. textos para meditação: https://sites.google.com/site/zeroxdois/home/novenas/novena-a-nossa-senhora-do-perpetuo-socorro – Textos revistos)