O ESCAPULÁRIO DO CARMO, CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA
O Escapulário do Carmo, enquanto dádiva da Santíssima Virgem, é símbolo de uma consagração. Foi a própria Mãe de Deus que aludiu a essa consagração, quando disse a São simão Stock, na gloriosa madrugada de 16 de julho de 1251:
“… é um pacto de paz e amizade que faço contigo e todos os carmelitas …”.
É como se dissesse: quero que este pacto que faço convosco, fundamentado em eterna amizade, seja expresso pelo meu Escapulário, como símbolo da consagração que fazeis a Mim ao recebê-lo. No mesmo sentido, afirma[va] o Papa João Paulo II: “a forma mais genuína da devoção à Virgem Santíssima, expressa pelo humilde sinal do Escapulário, [é] a consagração ao seu Coração Imaculado.”
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO
Ó Santíssima e Imaculada Virgem Maria, ornamento e glória do Carmelo, vós que velais tão particularmente sobre os que vestem o vosso sagrado Escapulário, velai também sobre nós e cobri-nos com o manto da vossa maternal proteção. Fortalecei nossa fraqueza com vosso poder e dissipai com a vossa luz as trevas do nosso coração. Aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade. Ornai nossa alma com todas as virtudes, a fim de que ela se torne sempre mais amada pelo vosso divino Filho. Assisti-nos durante a vida, consolai-nos com vossa amável presença na hora da morte, e apresentai-nos à Santíssima Trindade como vossos filhos e servos fieis, para que possamos louvar-vos eternamente no céu. Amém.
(Fonte: Pequeno panfleto: “O Escapulário do Carmo: sinal de salvação e refúgio nos perigos”, Associação Católica Nossa Senhora de Fátima-ACNF)