Devoção Mariana
O ROSÁRIO DAS SETE DORES DA VIRGEM MARIA
O ROSÁRIO DAS SETE DORES DA VIRGEM MARIA
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. – Mateus V, 5
℣ . Deus, vinde em meu auxílio.
℟ . Senhor, socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo …
PRIMEIRA DOR: A Profecia de Simeão – São Lucas 2, 34-35
– Pai Nosso, Sete Ave-Marias…
Quando Simeão os abençoou, e disse à sua mãe Maria: Eis que esta criança está destinada a provocar a queda de muitos e a ascensão de muitos em Israel; ser um sinal que os homens se recusarão a reconhecer; e assim os pensamentos de muitos corações serão manifestos; quanto à tua alma, uma espada trespassará.
SEGUNDA DOR: A Fuga para o Egito – São Mateus 2, 13-15
– Pai Nosso, Sete Ave-Marias…
Um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e disse: Levanta-te, leva contigo a criança e sua mãe, e foge para o Egito; permanece até que eu te avise; pois Herodes logo procurará a criança para destruí-la. Levantou-se, pois, ainda de noite, e levou consigo a criança e sua mãe, e retirou-se para o Egito, onde permaneceu até a morte de Herodes, em cumprimento da palavra que o Senhor, segundo o profeta: Eu chamei do Egito meu filho.
TERCEIRA DOR: A perda do menino Jesus no templo de Jerusalém – São Lucas 2, 43-45,48
– Pai Nosso, Sete Ave-Marias…
Mas o menino Jesus, sem o conhecimento de seus pais, continuou sua estada em Jerusalém. E eles, pensando que ele estava entre os companheiros de viagem, haviam percorrido o dia inteiro antes de fazerem uma busca por ele entre seus parentes e conhecidos. Quando não o encontraram, voltaram a Jerusalém em busca dele. Vendo-o ali, ficaram maravilhados, e sua Mãe lhe disse: Meu filho, por que nos fizestes?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição.
QUARTA DOR: O encontro de Maria e Jesus na Via Dolorosa.
– Tradição – Texto das Estações da Cruz de Santo Afonso Ligório, Cântico dos Cânticos 4, 9
– Pai Nosso, Sete Ave-Marias …
Considere como o Filho reconheceu sua Mãe a caminho do Calvário. Jesus e Maria se entreolharam e seus olhares se tornaram tantas flechas para ferir aqueles corações que se amavam com tanta ternura. Feriste meu coração, minha irmã, minha esposa, feri meu coração com um só dos teus olhares e com um só colar do teu pescoço.
QUINTA DOR: A Crucificação e a Morte de Nosso Senhor – São Mateus 27, 33, São João 19, 26-27, São Mateus 27, 50-54
– Pai Nosso, Sete Ave-Marias…
E eles o levaram ao lugar chamado Gólgota, isto é, o Calvário. Quando Jesus viu sua Mãe e o Discípulo a quem amava de pé, disse à sua Mãe: Mulher, eis aqui teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E a partir dessa hora o discípulo a levou para sua casa. Então Jesus clamou novamente em alta voz e entregou seu espírito. E, de repente, o véu do templo foi rasgado de um lado ao outro, de cima para baixo, e a terra tremeu, e as pedras fedenram-se; as sepulturas foram abertas, e muitos corpos se ergueram deles, corpos de homens santos foram descansar, os quais, depois de ressuscitarem, deixaram suas sepulturas e foram para a cidade santa, onde foram vistos por muitos. Para que o centurião e os que guardavam Jesus com ele, quando perceberam o terremoto e tudo o que aconteceu, foram dominados pelo medo: Sem dúvida, eles disseram, este homem era verdadeiramente Filho de Deus.
SEXTA DOR: A Descida da Cruz – II Reis 4, 36, Cântico dos Cânticos 3, 4
– Pai Nosso, Sete Ave-Marias …
Toma teu filho. Eu o segurei e não o deixarei ir. A sunamita protrou-se por terra e pegou seu filho morto.
SÉTIMA DOR: O Sepultamento de Nosso Senhor – São Marcos 12, 42-47
– Pai Nosso, Sete Ave-Marias…
Era quase noite, e porque era o dia da preparação, ou seja, um dia antes do sábado, um rico membro do Sinédrio chamado José de Arimatéia, um dos que esperavam pelo reino de Deus, foi corajosamente a Pilatos e pediu para ter o corpo de Jesus. Pilatos, surpreso que ele tivesse morrido tão cedo, chamou o centurião, para perguntar se ele já estava morto e, quando ouviu o relatório do centurião, deu a José o corpo.
José o desceu e o envolveu em panos com aromas que havia comprado, e o deitou em um sepulcro escavado na rocha, rolando uma pedra contra a porta da tumba. Maria Madalena e outra Maria, viram onde ele havia sido colocado.
Reza-se Três Ave-Marias em honra às lágrimas da Mãe Santíssima
℣ . Rogai por nós, ó Virgem dolorosa.
℟ . Para que sejamos digno das promessas de Cristo
Oremos: Interceda por nós, suplicamos-te, Senhor Jesus Cristo, agora e na hora de nossa morte, diante do trono da Tua misericórdia, a Bem-Aventurada Virgem Maria, tua Mãe, cuja alma santa foi trespassada por uma espada de tristeza na hora de tua amarga Paixão. Que vives e reinas com Deus Pai em união com o Espírito Santo, Deus, por todos os séculos dos séculos.
℟ . Amém.
(Fonte: Society Purgatorial St. Lawrence – Tradução e adaptação para o português do Brasil é nossa com o auxílio do Google Tradutor)