ORAÇÃO AO SILÊNCIO DE CRISTO NA SUA PAIXÃO

Cristo Crucificado de Alonso Cano.

“A Cruz é um livro, em que
aprendemos de maneira definitiva
quem somos e como devemos agir.
Este livro está sempre aberto diante de nós.”

(São João Paulo II)

ORAÇÃO AO SILÊNCIO DE CRISTO NA SUA PAIXÃO

Há, Senhor, na Tua adorável Paixão, uma palavra que, sem vibrar nos meus ouvidos, chega ao mais profundo das minhas entranhas, que me comove, admira e enternece e fala como nenhuma outra … Não é a palavra dos discípulos que Te negam, nem a dos juízes que zombam de Ti, nem a dos verdugos que Te insultam, nem a da plebe que Te blasfema, nem mesmo a das mulheres piedosas que têm pena de Ti …

É a palavra que Tu não pronunciaste, a do Teu silêncio, severo, grave, solene, não interrompido nem para queixar-Te, desculpar-Te, justificar-Te, nem ainda para recriminar, para voltar pela Tua honra e pela dos Teus para exigir a Tua vida, para afundar os Teus acusadores nos abismos do nada.

Longo e adorável silêncio, mistérios da Paixão de Cristo! Quanto confundes a minha ânsia de me justificar, de pedir desculpa, de racionar, de voltar às fontes do meu orgulho, egoísmo e amor próprio! Quando, Senhor, aprenderei o teu silêncio, e quando saberei que Tu, e só Tu, és aquele que justificas e condenas e que o juízo e a estima dos homens são inúteis se não os sancionares?

Quando, meu Jesus, aprenderei a ficar calado, a falar pouco com os homens e falar muito contigo?

Quando irei imitar o teu silêncio, humilde, paciente, adorável?

Oh, Jesus silencioso, dá-me a santa virtude do Teu silêncio!

 

 

(Fonte: opúsculo O CRUCIFIXO Um Remédio para Todos os Males, Organização Equipe Cultor de Livros, Cultor de Livros, 2020, pp. 19, 36-37, com adaptações nossas)

Sou Todo Teu Maria: “Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por Ela que deve reinar no mundo.” (São Luis Maria de Montfort)