ORAÇÕES A SANTA ESCOLÁSTICA, VIRGEM
ORAÇÃO 1:
Benigníssima advogada minha, Santa Escolástica, esposa muito amada de Jesus, vossa piedade infunde segura confiança em minha devoção, por isso recorro ao vosso poderosso patrocínio, para através dele merecer o divino agrado. Bem sabeis minha aflição e necessidade, e assim vos rogo, amantíssima protetora minha, interponhais vossa proteção para com nosso Deus e Senhor, e me alcanceis de sua infinita bondade, se for para maior glória de Deus, que eu obtenha o que desejo e peço (nesta Novena) …. Alcançai-me esta graça de Jesus vosso divino Esposo, e senão, dirigi-lhe minha petição, e pede-lhe para mim o que for de seu maior agrado, honra vossa e bem de minha alma. Amém.
HINO
As sombras da noite passam,
Nasce o dia desejado
Em que Escolástica virgem
Seu esposo há desposado.
As chuvas são dissipadas,
As brumas desaparecem:
Os campos afins do céu
De flor eterna florescem.
A branca pomba abre as asas,
Ouvindo o apelo do amor,
E logo voa apressada,
Ao beijo do Criador.
Ó filha de nobre gente,
Com que beleza esvoaças:
O teu irmão te contempla,
Ao Pai comum rende graças.
Coroam-te a fronte pura,
Cinge-te a destra do Esposo;
E tu desfaleces toda
Numa torrente de gozo.
A ti, Cristo, flor dos vales,
Adore o universo também.
Com o Pai e o Espírito Santo,
Pelos séculos. Amém.
V/. Como és bela, ó minha amiga!
R/. Como és bela, com teus olhos de pomba!
Antífona: Quão gloriosos são os méritos de Santa Escolástica! Como é grande a força das lágrimas, com que ilustre Virgem transformou o bom tempo em torrentes de chuvas.
OREMOS: DEUS, que para mostrar o caminho da inocência fizeste a alma da santa virgem Escolástica penetrar no céu em forma de pomba, dá-nos, por seus méritos e preces, viver tão inocentes, que possamos chegar às alegrias eternas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
(Fontes: 1. oração primeira: Novena de la Gloriosa Santa Escolástica Virgem de la Órdem del Glorioso Padre y Patriarca San Benito, Barcelona/1864, Oracion deprecatória para todos los Días, pp. 6-7 – A tradução é nossa; 2. hino e orações restantes: Diurnal Monástico, Vol. II, Editora Triregnum/2016, pp. 599-601)