ORAÇÕES A SÃO BENTO

Hoje, 11 de Julho, Festa de São Bento.

ORAÇÕES A SÃO BENTO

“Se quereis ter, na vida e na morte, um poderoso protetor, escolhei por guia e modelo o grande Patriarca dos monges, o sábio regenerador dos costumes, o invencível contra o qual nada pode o espírito das trevas. Porém, se quereis a sua proteção, procurai antes de tudo merecê-la, imitando suas virtudes, especialmente o seu amor à pureza e sua fidelidade em cumprir com exatidão os mandamentos da Lei de Deus e da Igreja.”

ORAÇÃO EXTRAÍDA DE ANTIGOS BREVIÁRIOS

Ó gloriosíssimo Patriarca dos monges, São Bento, muito amado do Senhor, Pai misericordioso para com todos os pecadores que humildemente imploram a vossa proteção: eu, que sou um pobre pecador, a vós recorro. A vós recorro porque sei que jamais um desgraçado se dirigiu a vós sem receber auxílio e consolação. Eu sei que as vossas preces ressuscitaram mortos, que restituíste o vigor aos aleijados, a vista aos cegos, o ouvido aos surdos; quebraste as cadeias dos cativos, aliviastes com milagres a miséria de indigentes, e mesmo as vossa sagradas cinzas operaram inúmeras maravilhas.

Cheio, pois, de confiança por estes pensamentos, eu venho a vós, Pai cheio de ternura, e de todo o meu coração imploro em meu favor a vossa misericordiosa intervenção junto ao Rei dos reis. Dignai-vos receber-me e conservar-me sempre sob a vossa guarda; preservai de todos os males meu corpo e minha alma; livrai-me, com aqueles que me são caros, do poder do inimigo infernal. Rogai sobretudo pela minha eterna salvação.

Ó Pai misericordiosíssimo, não me rejeiteis, mas alcançai-me, pelos vossos merecimentos, a graça de morrer de tal modo que eu seja digno de chegar ao Paraíso do bom Deus, na vossa imortal e deliciosa companhia. Assim seja.

“Escuta, ó filho, os preceitos do Mestre, e inclina o ouvido do teu coração. Recebe com boa vontade o conselho de um Pai cheio de ternura, e segue-o de um modo eficaz, para que o trabalho da obediência te conduza ao Senhor, do qual te haviam afastado a frouxidão e a desobediência.” (Prólogo da Regra de São Bento)

ANTÍFONA DE SÃO BENTO

Ó Mestre da vida celeste, doutor e guia no caminho da perfeição, grande São Bento, vós cuja alma bem-aventurada goza da felicidade eterna no seio de Deus, velai sobre o rebanho fiel e, fortalecendo-o com vossas orações, dignai-vos introduzi-lo no céu pela estrada luminosa na qual tão gloriosamente o precedestes.

. O Senhor conduziu este Justo por caminhos retos.

℟. E lhe mostrou o reino de Deus.

Oremos

Ó Deus, que Vos dignastes encher o vosso bem-aventurado confessor São Bento do espírito de todos os justos, concedei-nos, a nós vossos servos, que celebramos o seu patrocínio, a graça de nos revestirmos deste mesmo espírito, para que possamos, com a vossa graça, fielmente cumprir o que temos prometido. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

 

 

(Fonte: livro Manual do Devoto de São Bento, compilado de diversas obras por um Beneditino da Congregação Brasileira, em 1909, nova edição realizada pela Editora Triregnum e Editora do Mosteiro da Santa Cruz, 2017, Caps. I, III e V, pp. 1, 27 e 43-46 – Textos revistos e atualizados)

Sou Todo Teu Maria: “Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por Ela que deve reinar no mundo.” (São Luis Maria de Montfort)