ORAÇÕES PARA ANTES E DEPOIS DAS MEDITAÇÕES DURANTE A SEMANA SANTA
1. Antes da contemplação
Eis-me aqui, meu bom Jesus, em vossa divina presença. Venho, cheio de confiança. prostrar-me a vossos pés, – quereria esconder-me no vosso amantíssimo Coração – para escutar de mais perto seus desejos e sentir mais intimamente suas pulsações de amor.
Venho, querido Jesus, – escutar a vossa voz e falar-vos por minha vez. – Tantas coisas tenho de aprender de vós e tantas tenho de dizer c pedir-vos. Meu Jesus amado, falai; penetrai a vossa voz até o íntimo de minha alma, – e depois ensinai-me também a falar, – a entreter-me convosco num destes colóquios interiores – que animam, fortificam e estimulam na prática da perfeição.
Puríssimo coração de minha Mãe, compadecei-vos c não me desampareis durante e após esta meditação. – Eu vos ofereço e consagro – todos os meus pensamentos, desejos, afetos e resoluções. Tomai e oferecei tudo a Jesus – depois de tê-lo purificado e embelezado no vosso puríssimo Coração. – Por indigno que isto seja, por amor de vós ele há de aceitá-lo, e atenderá as minhas humildes preces.
Ó Jesus, vivendo em Maria – vinde e vivei em mim pelo vosso espírito de santidade, – pela plenitude de vossos dons e perfeição de vossas leis, – pela prática de vossas virtudes e comunhão de vossos divinos mistérios.
Dominai em mim as forças dos inimigos: mundo, demônio e carne, – pelo poder de vosso amor, para gloria de vosso eterno Pai. Amém.
Ave Maria…
2. Depois da contemplação
Meu querido Jesus, – eis terminado o tempo da meditação, não porém o tempo de nosso colóquio amoroso. – Oh! peço-vos a graça de poder continuar a entreter-me convosco, durante este dia inteiro – como acabo de fazê-lo durante esta meditação.
E’ tão suave e tão consolador o tempo passado a vossos pés, – perto de vosso Coração, – que eu quero ai fixar a minha morada para sempre. – As ocupações externas podem interromper materialmente a nossa conversação; –mas quero que não diminuam a nossa intimidade nem o nosso amor.
Quero durante este dia conservar a vossa lembrança, – avivá-la em cada oração de hora, – e aplicar-me a imitar as vossas virtudes, – especialmente aquela que é o objeto da minha resolução de hoje … (Uma pausa … especificar).
Agradeço-vos, meu querido Jesus, as graças recebidas durante esta meditação. – Aceitai, em ação de graças, – o amor, a pureza e a fidelidade de vossa divina Mãe, – e por amor dela guardai-me, defendei-me e guiai-me, – no caminho do dever e da santidade. Amém.
Alma de Maria, santificai-me;
Coração de Maria, inflamai-me;
Mãos de Maria, sustentai-me;
Pés de Maria, dirigi-me;
Olhos imaculados de Maria, olhai-me;
Lábios de Maria, falai-me;
Dores de Maria, fortalecei-me;
Ó doce Maria, atendei-me;
Escondei-me no Coração de Jesus;
Não permitais que de vós me aparte;
Defendei -me contra os meus inimigos;
Na hora da morte: chamai-me;
Levai-me para o meu querido Jesus;
Alcançai-me o perdão das minhas fraquezas;
Colocai-me perto de vosso trono;
Para convosco amar e louvar a Jesus;
Nos séculos dos séculos. Amém.
(Fonte: livro, em formato PDF, Contemplações Evangélicas Doutrinais e Morais sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo – 2º Tomo: A subida do Calvário [Do Getsêmani ao Tribunal de Pilatos], Padre Júlio Maria, Editora Vozes, Petrópolis-RJ, 1935/1936, pp. 13-17 – O título é nosso e o texto foi revisto e atualizado)