SÃO JOÃO EUDES: EXERCÍCIOS DE AMOR E DE PIEDADE AO CORAÇÃO AMÁVEL DE JESUS, RETIRADOS DOS ESCRITOS DE DOM LANSPERGIO, CARTUXO
«Tende o cuidado de excitar-vos e animar-vos na veneração do Coração bondosíssimo de Jesus, repleto de amor e de misericórdia para convosco. Visitai-lhe frequentemente com devoção e amor, beijando-lhe em espírito, com todo respeito e afeto, pondo n’Ele vossa morada.
«Pedi por Ele a Deus quanto tens que pedir-lhe; e oferecei por Ele à sua divina Majestade todos os exercícios de piedade que fizerdes, porque n’Ele estão encerradas todas as graças e todos os dons do céu. É Ele a porta por onde vamos a Deus e pela qual Deus vem a nós. Por isso, a fim de lembrar-vos deste exercício e de, por este meio, excitar-vos no amor de Deus, ponde em algum lugar de vossa casa, pelo qual haveis de passar muitas vezes, alguma imagem ou quadro deste divino Coração de Jesus; e ao olhá-lo, lembra de vosso desterro, de vossa miséria e de vossos pecados.
«Elevai vosso coração a Deus com uma ardente devoção, suspirando e gemendo junto a Ele. Clamai a Ele interiormente, sem proferir palavras, ou até com palavras, se te ajudam, desejando que vosso coração seja purificado e que vossa vontade seja perfeitamente unida ao divino Coração de Jesus e ao divino beneplácito. Podeis assim, no fervor de vossa devoção, tomar a imagem do Coração de Jesus e beijá-la ternamente, pondo vosso pensamento e vossa intenção no verdadeiro Coração; e, como se o tivésseis em vossas mãos, desejando ardentemente imprimi-lo sobre vosso coração, e que vosso espírito se perca e se abisme n’Ele; e que vosso coração atraía a si o espírito, a graça, as virtudes e, em geral, tudo o que de santo e de saudável há neste amável Coração, que é um abismo de virtude e santidade. É coisa muito boa e grata a Deus, que honreis a este Coração adorável com uma devoção particular.
«Recorrei ao boníssimo Coração de Jesus nas vossas necessidades e recebereis d’Ele os consolos e a assistência de que tens necessidade, pois, ainda quando os corações de todos os homens o tiverem abandonado e enganado, estando tranquilos, este boníssimo e fidelíssimo Coração jamais os abandonará».
ORAÇÃO
«Ó Coração nobilíssimo, misericordiosíssimo e suavíssimo de meu fidelíssimo Amante, de meu Deus e de meu Senhor Jesus, suplico-vos, atraí meu coração e absorvei-o em Vós, assim como todos os meus pensamentos, afetos, potências de minha alma e de meu corpo, tudo o que há em mim, tudo o que sou e posso; sepultai e abismeis tudo em Vós, para vossa glória e para o cumprimento de vossa santíssima vontade.
«Ó Jesus, misericordiosíssimo Senhor meu, encomendo-me ao vosso divino Coração, abandono-me inteiramente em vossas mãos. Suplico também, ó benigníssimo Senhor, que tireis de mim esse coração de carne, ímpio e ingrato, e colocai o vosso deífico Coração; ó meu bem! fazei que meu coração seja segundo o vosso e segundo vosso divino beneplácito!
«Ó Senhor, Salvador e Redentor meu, apaga todos os meus pecados e destrói em mim tudo quanto vos desagrade. Derramai tudo o que seja agradável ao vosso Coração no meu. Converte-me perfeitamente, possuí plenamente tudo quanto em mim há para fazer dele o que seja mais agradável ao vosso amor. Uni meu coração ao vosso, minha vontade à vossa, a fim de que jamais queira outra coisa, nem deseje querer outra coisa senão o que Vós quereis, e como Vós desejais. Ó doce Jesus, ó Deus meu, fazei que vos ame com todo o meu coração, em todas as coisas e sobre todas elas».
(Fonte: opúsculo, em formato PDF, EL CORAZÓN DE JESUS, Obras de San Juan Eudes, Editorial San Juan Eudes, Bogotá/1957, Cap. XVI. Tradução e adaptação para o português do Brasil é nossa)