Jesus Cristo, Sabedoria Eterna e Encarnada
SEJAMOS RETRATOS DE DEUS
(Tesouro de Exemplos – Pe. Francisco Alves)
Não podemos viver profanando e manchando a imagem divina que trazemos em nossa alma. Nosso dever é trabalhar em todos os momentos de nossa vida e com todos os auxílios que recebemos de Deus, para conseguirmos que esse retrato divino seja cada dia mais semelhante ao modelo que temos diante dos olhos. O nosso modelo consumado é Jesus Cristo.
Quem é Jesus Cristo? É o mistério da pobreza… Apresenta-se no mundo num estábulo. Repousa sobre duras palhas num mísero presépio… Chama a si os pobres: com eles se ajunta e quer que formem a corte do novo reino que veio fundar neste mundo.
Quem é Jesus Cristo? O mistério do trabalho… Encerra-se numa oficina e trabalha para comer o pão amassado com o suor do seu rosto… Anda de cidade em cidade, espalhando a doutrina da verdade e a semente da perfeição. Ele mesmo afirma que não tem uma pedra para repousar a cabeça…
Quem é Jesus Cristo? O mistério da verdade… Fala em toda a parte. Fala das doutrinas mais elevadas. Trata dos problemas religiosos, os maiores que jamais foram tratados no mundo. Ouvem-no seus inimigos, procurando surpreender nele algum erro… Não o conseguem. Ele é o único homem em cujos lábios jamais apareceu a sombra fatídica do erro e do engano.
Quem é Jesus Cristo? O mistério do amor… Amou até à abnegação mais absoluta, amou até o sacrifício, amou seus verdugos, seus inimigos, amou até fazer-se nosso alimento, amou até à morte da cruz…
Quem é Jesus Cristo? O mistério da humilhação… Lavou os pés de seus discípulos.
Subiu a uma cruz e ali naquele madeiro, que era o patíbulo dos escravos, ali o contemplou a humanidade, desnudo e abandonado por todos.
Quem é Jesus Cristo? O mistério da obediência… Obedeceu desde o berço até o túmulo. Não se desviou nem um ápice do caminho que lhe traçou o Pai celeste.
Quem é Jesus Cristo? É o mistério do poder… Contra ele se levantam todos os partidos políticos de sua nação. Os que representavam a lei e a religião coligaram-se também contra ele. Até seus amigos mais íntimos na hora da dor o abandonaram. Estava só…
Mas, afinal, triunfou de todos eles. Hoje, os que ontem o odiavam são pó e cinza levados pelo vento: Ele reina sobre os povos e sobre os corações…
Quem é Jesus Cristo? É o mistério da glória… Triunfou da morte. Subiu aos céus. Ali está sentado à direita de Deus Pai. Dali há de vir para julgar os vivos e os mortos. E a sua glória não terá fim.
Eis aí, em resumo, quem é Jesus Cristo. Todos os Santos procuraram ser retratos perfeitíssimos desse Deus que, como diz S. Agostinho, para isso precisamente se fez homem, para que tivéssemos o modelo mais admirável de Deus. Trabalhemos e copiemos as divinas virtudes que nele resplandecem.
(Fonte: Dominus Est Fieis Católicos de Ribeirão Preto – Texto revisto e atualizado por nós)