TRÍDUO EM HONRA DE SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

(de 30 de Julho a 1º de Agosto, Festa, 2 de Agosto)

Santo Afonso Maria de Ligório

TRÍDUO EM HONRA DE SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

(de 30 de Julho a 1º de Agosto, Festa, 2 de Agosto*)

  1. – Oração I:

1. Ó glorioso e muito amado protetor meu Santo Afonso, vós que tanto haveis trabalhado e sofrido para assegurar aos homens o fruto da redenção, vede as necessidades de minha pobre alma. Por vossa tão poderosa intercessão junto a Jesus e Maria, obtende-me a verdadeira contrição e o perdão de minhas faltas passadas, um horror profundo ao pecado, e força suficiente para resistir às tentações. Comunicai-me, vos suplico, uma centelha daquela caridade em que o vosso coração sempre viveu inflamado. Fazei que, à vossa imitação, a vontade de Deus seja a única regra de minha vida. Alcançai-me um ardente e constante amor a Jesus, uma terna e filial devoção a Maria; a graça de orar sempre e de perseverar sempre no seu serviço até chegar o dia mil vezes ditoso em que possa ir juntar-me convosco para os louvar por toda eternidade. Amém.

– Nove Invocações a Santo Afonso

I. Ó zelosíssimo Doutor da Igreja, Santo Afonso, alcançai-me uma viva fé em tudo quanto a Santa Igreja Romana me ensina, e outrossim uma luz divina que me faça conhecer a vaidade dos bens terrenos e a fealdade dos meus pecados. Glória ao Pai….

II. Ó zelosíssimo Doutor Santo Afonso, alcançai-me uma firme esperança de conseguir de Deus, pelos merecimentos de Jesus Cristo, pela intercessão de Maria e pela vossa, o perdão dos meus pecados, a perseverança final e a eterna glória. Glória ao Pai…

III. Ó zelosíssimo Doutor Santo Afonso, alcançai-me uma ardente caridade para com Deus, a qual me desprenda das coisas criadas e de mim mesmo, para que ame a Ele só e me empregue todo na sua glória. Glória ao Pai…

IV. Ó zelosíssimo Doutor Santo Afonso, alcançai-me uma perfeita conformidade com a vontade de divina, para que aceita om resignação as dores, desprezos, perseguições, perda de bens, de honras e parentes, e, finalmente, a morte. Glória ao Pai….

V. Ó zelosíssimo Doutor Santo Afonso, alcançai-me uma grande dor dos meus pecados, tal que me faça chorar incessantemente os agravos feitos ao meu Deus. Gloria ao Pai…

VI. Ó zelosíssimo Doutor Santo Afonso, alcançai-me uma sincera caridade para com o próximo, que me mova a fazer o bem até aos que me tenham ofendido. Glória ao Pai…

VII. Ó zelosíssimo Doutor Santo Afonso, alcançai-me a santa pureza, e a graça de resistir às tentações impuras, invocando os santíssimos nomes de Jesus e Maria. Glória ao Pai…

VIII. Ó zelosíssimo Doutor Santo Afonso, alcançai-me uma terna devoção à Paixão de Jesus Cristo, ao Santíssimo Sacramento e a minha muito querida Mãe Maria Santíssima. Glória ao Pai..

IX. Ó zelosíssimo Doutor Santo Afonso, alcançai-me sobre tudo a perseverança final e a graça de pedir sempre, especialmente na hora da tentação e da morte. Glória ao Pai…

V/. Rogai por nós Santo Afonso Maria.

R/. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oração: Ó Deus, que pelo bem-aventurado Afonso Maria, vosso confessor e pontífice, inflamado em zelo pelas almas, fecundastes a vossa Igreja com uma nova Ordem religiosa, rogamo-vos que, ilustrados por seus conselhos salutares e confortados com seus exemplos, possamos felizmente chegar a vossa glória. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

*Esta é a data da comemoração de sua festa no Rito Tradicional, pois no Rito Ordinário, foi celebrada ontem (dia 1º de Agosto)

(Fonte: livro As Mais Belas Orações de Santo Afonso, Coordenadas pelo Pe. Saint-Omer, Redentorista e traduzidas para o português por D. Joaquim Silvério de Sousa, Editora Vozes, 1961, “Devoção ao Santos”, pp. 523-524 – Textos revistos e atualizados)

Sou Todo Teu Maria: “Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por Ela que deve reinar no mundo.” (São Luis Maria de Montfort)