TRÍDUO FESTIVO A SANTA GERTRUDES DE HELFTA, A GRANDE

PRIMEIRO DIA

TRÍDUO FESTIVO A SANTA GERTRUDES DE HELFTA, A GRANDE


PRIMEIRO DIA
13 de Novembro

 

INÍCIO/SAUDAÇÃO

Em nome do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Amém.

℣. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
℟. Socorrei-me, sem demora.
℣. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
℟. Como era no princípio, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

ORAÇÃO INICIAL*:

Salve, Santa Gertrudes, casta pomba sem fel nem amargura! Salve, lírio escolhido, que por sua candura tanto agradou ao Senhor! Salve, rosa entre os espinhos, que por sua paciência tanto deleitou o Salvador! Salve, flor de primavera sempre florescente, que pelo perfume das suas virtudes tamanho gozo preparou à Santíssima Trindade! Salve, esposa amada de Jesus Cristo, cujo amor tão abundante possuístes! Eu vos saúdo e vos louvo por intermédio do Coração dulcíssimo de Jesus, a quem da mesma forma rendo graças, pelo grande amor que a vós tinha e pelos favores inúmeros e inestimáveis que a vós conferiu. A fim de ainda aumentar vossa bem-aventurança no céu, ofereço-vos o Coração melífluo de Jesus e rogo-vos, pelo amor e pela doçura que Jesus sempre manifestou convosco, queiras-me benignamente incluir em vossa intercessão e vos digneis alcançar-me de Jesus a graça de não morrer em estado de pecado. Amém.

PALAVRA DE DEUS (Lc 7, 36-50)

A pecadora arrependida (Mt 26,6-13; Mc 14,3-9; 14,3-9; Jo 12,1-11) – 36Um fariseu convidou-o para comer consigo. Entrou em casa do fariseu, e pôs-se à mesa. 37Ora certa mulher, conhecida naquela cidade como pecadora, ao saber que Ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um frasco de alabastro com perfume. 38Colocando-se por detrás dele e chorando, começou a banhar-lhe os pés com lágrimas; enxugava-os com os cabelos e beijava-os, ungindo-os com perfume. 39Vendo isto, o fariseu que o convidara disse para consigo: «Se este homem fosse profeta, saberia quem é e de que espécie é a mulher que lhe está a tocar, porque é uma pecadora!» 40Então, Jesus disse-lhe: «Simão, tenho uma coisa para te dizer.» «Fala, Mestre» – respondeu ele. 41«Um prestamista tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos denários e o outro cinquenta. 42Não tendo eles com que pagar, perdoou aos dois. Qual deles o amará mais?» 43Simão respondeu: «Aquele a quem perdoou mais, creio eu.» Jesus disse-lhe: «Julgaste bem.» 44E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: «Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não me deste água para os pés; ela, porém, banhou-me os pés com as suas lágrimas e enxugou-os com os seus cabelos. 45Não me deste um ósculo; mas ela, desde que entrou, não deixou de beijar-me os pés. 46Não me ungiste a cabeça com óleo, e ela ungiu-me os pés com perfume. 47Por isso, digo-te que lhe são perdoados os seus muitos pecados, porque muito amou; mas àquele a quem pouco se perdoa pouco ama.» 48Depois, disse à mulher: «Os teus pecados estão perdoados.» 49Começaram, então, os convivas a dizer entre si: «Quem é este que até perdoa os pecados?» 50E Jesus disse à mulher: «A tua fé te salvou. Vai em paz.»”

ATO DE CONTRIÇÃO

Senhor, eu me arrependo sinceramente de todo o mal que pratiquei e do bem que deixei de fazer. Pecando, eu vos ofendi, meu Deus e sumo bem, digno de ser amado sobre todas as coisas. Prometo firmemente, ajudado com vossa graça, fazer penitência e fugir às ocasiões de pecar. Amém.

Jesus, manso e humilde de coração, fazei meu coração semelhante ao vosso. (repetir três vezes)

Pai Nosso … Glória ao Pai …

(sugere-se aqui uma pausa para meditação e, ao final, a formulação dos pedidos)

LADAINHA DE SANTA GERTRUDES

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.

Deus Pai Celestial, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do Mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós!
Todos os coros dos santos, rogai por nós!
Todos os santos eleitos de Deus, rogai por nós!

Santa Gertrudes, rogai por nós!
Virgem casta, rogai por nós!
Filha do Pai Celeste, rogai por nós!
Esposa escolhida de Jesus Cristo, rogai por nós!
Templo do Espírito Santo, rogai por nós!
Júbilo da Santíssima Trindade, rogai por nós!
Florzinha aromática na mão de Cristo, rogai por nós!
Rosa sem espinhos, rogai por nós!
Casta pomba sem fel de pecado, rogai por nós!
Serafim celeste, rogai por nós!
Confiança forte de vossos veneradores, rogai por nós!
Jesus Cristo, Esposo de Santa Gertrudes, tende piedade de nós!
Por sua humildade, tende piedade de nós!
Por sua puríssima castidade, tende piedade de nós!
Por sua constante paciência, tende piedade de nós!
Pelo deleite que em seu coração sentistes, tende piedade de nós!
Pelo amor com que desde toda a eternidade a escolhestes, tende piedade de nós!
Pelo amor com que tão suavemente a atraístes a vós, tende piedade de nós!
Pelo amor com que tão amigavelmente vos unistes com ela, tende piedade de nós!
Pelo amor com que graciosamente moráveis em seu coração, tende piedade de nós!
Pelo amor com que lhe comunicais agora as alegrias eternas, tende piedade de nós!
Pelo amor com que amais a todos os santos e lhes agradais, tende piedade de nós!
Jesus Cristo, tende piedade de nós!

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.

À vossa intercessão me recomendo, ó Santa virgem Gertrudes, suplicando-vos devotamente que vos digneis atender ao meu amor para convosco e à firmíssima confiança de meu coração em vosso patrocínio, e inscrevais meu nome em vosso coração santificado, e me coloqueis no número daqueles que singularmente amais e protegeis, a fim de que por vossa valiosa intercessão e vossos abundantes méritos consiga viver de modo que minhas obras sejam agradáveis a Deus e o deleitem. Amém.

℣. Rogai, por nós, Santa Gertrudes, virgem amável!
℟. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

Rezemos:

Jesus Cristo, Senhor de bondade, eu vos peço, lembrai-vos da afeição e do amor que nutristes para com o coração virginal de Santa Gertrudes. Por esse mesmo amor fostes impelido a prometer-lhe que pecador nenhum que a venerasse e a amasse morreria sem preparação. Por isso, rogo-vos concedais a este indigno a graça de poder expiar todos os seus pecados e se emendar, de vos amar de todo o coração e morrer em graça, na esperança e na fé em vós. Amém.

ORAÇÃO FINAL

Ave, Santa Gertrudes! Pelo dulcíssimo Coração de Jesus Cristo, vós sois cheia de graças e cheia de amor. Vós sois bendita entre as virgens, e bendito é Jesus Cristo, vosso esposo Amorosíssimo, que mostrou para convosco tanta caridade e que vos ornou com tão numerosas graças. Santa Gertrudes, rosa do paraíso, de aroma agradável, rogai por nós, pobres pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

 

* NOTA (da fonte): Com os títulos honrosos que o próprio Cristo conferiu à Seráfica Virgem. cf. Mensagem do amor de Deus. Revelações de Santa Gertrudes, L. I, c. 4, p. 4.

 

 

(Fontes: 1. orações: opúsculo Santa Gertrudes Modelo de Vida Interior, Benedito Carlos Alves dos Santos, Edições Paulinas, São Paulo/2014, pp. 62-68 – Destaques foram acrescentados; 2. texto do dia: Bíblia Sagrada Difusora Bíblica Franciscanos Capuchinhos. Bíblia Sagrada. Edição do Kindle – Locais do Kindle 59142- 59163)

Sou Todo Teu Maria: “Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por Ela que deve reinar no mundo.” (São Luis Maria de Montfort)