Via Matris: O Caminho da Mãe Dolorosa
ATO DE CONTRIÇÃO
-
Pesa-me Deus meu e me arrependo de todo coração de Vos ter ofendido.
-
Pesa-me pelo inferno que mereci e pelo céu que perdi, mas muito mais me – pesa porque pecando ofendi a um Deus tão bem e tão grande como Vós.
-
Antes queria ter morrido que ter Vos ofendido; proponho-me, firmemente, não mais pecar e evitar todas as ocasiões próximas de pecado. Amém.
V: Mãe dolorosa.
R: Rogai por nós.
PRIMEIRA ESTAÇÃO
NESTA PRIMEIRA ESTAÇÃO, CONTEMPLA-SE A PROFECIA DO SANTO ANCIÃO SIMEÃO.
Considera, alma minha, a grande dor da Virgem Santíssima ao ouvir as tristes palavras que o ancião Simão profetizou referentes a Paixão e morte do menino Jesus.
Oh!, Mãe aflita. Pela dor com que foste tão atormentada em tua alma te suplico me dê lágrimas de verdadeira contrição, para que seja meritória a compaixão que sinto por tuas dores.
(ATENÇÃO): Ao final de cada estação, reza-se:
V: Deus vos salve, Maria, cheia sois de dores! Jesus crucificado está contigo, digna sois de ser chorada e compadecida entre todas as mulheres, e digno é de ser chorado e compadecido Jesus, fruto bendito de teu ventre.
R: Santa Maria, Mãe do Crucificado, dai lágrimas a nós crucificadores de teu Filho, agora e na hora de nossa morte. Amém.
V: Mãe dolorosa.
R: Rogai por nós.
SEGUNDA ESTAÇÃO
NESTA SEGUNDA ESTAÇÃO, CONTEMPLA-SE A IDA AO EGITO.
Considera, alma minha, a aguda dor da Virgem Maria ao receber de São José a mensagem do anjo, que deviam sair de noite ao Egito para salvar o menino Deus da matança decretada por Herodes.
Oh!, Mãe aflita. Pela dor que sentiste ao ir com teu Filho ao Egito , te suplico me dês a graça para sair sempre das ocasiões de pecar.
V: Deus te salve Maria…
R: Santa Maria…
V: Mãe dolorosa.
R: Rogai por nós.
TERCEIRA ESTAÇÃO
NESTA TERCEIRA ESTAÇÃO, CONTEMPLA-SE A PERDA DE JESUS NO TEMPLO.
Considera, alma minha, a intensa dor da Virgem Maria quando viu que havia perdido a seu amado Filho, pelo qual buscou durante três dias com inconsolável aflição.
Oh!, Mãe aflita. Pela dor que tiveste ao perder a teu Filho, te suplico me alcances a graça para que o busque até achá-lo no templo de minha alma.
V: Deus te salve Maria…
R: Santa Maria…
V: Mãe dolorosa.
R: Rogai por nós.
QUARTA ESTAÇÃO
NESTA QUARTA ESTAÇÃO, CONTEMPLA-SE O DOLOROSÍSSIMO ENCONTRO DA VIRGEM SANTÍSSIMA COM SEU FILHO DIVINO.
Considera, alma minha, a agudíssima dor da Virgem Maria ao encontrar-se com seu Divino Filho, quando levava a pesada cruz até o monte Calvário para ser crucificado nela por nossa salvação.
Oh!, Mãe aflita. Pela dor com que viste a teu Filho carregando a cruz, te suplico me dês a graça para segui-lo, levando com paciência a cruz de meus trabalhos.
V: Deus te salve Maria…
R: Santa Maria…
V: Mãe dolorosa.
R: Rogai por nós.
QUINTA ESTAÇÃO
NESTA QUINTA ESTAÇÃO, CONTEMPLA-SE A CRUCIFICAÇÃO E MORTE DE JESUS.
Considera, alma minha, a penetrante dor da Virgem Maria quando viu a seu Filho cravado sobre o duro madeiro da Cruz, e morrer derramando sangue por todo seu sacratíssimo corpo.
Oh!, Mãe aflita. Pela dor com que viste crucificar a teu Divino Filho te suplico me dês a graça para que mortificando minhas paixões, viva sempre crucificado com Cristo.
V: Deus te salve Maria…
R: Santa Maria…
V: Mãe dolorosa.
R: Rogai por nós.
SEXTA ESTAÇÃO
NESTA SEXTA ESTAÇÃO, CONTEMPLA-SE O DESCIMENTO DE JESUS DA CRUZ.
Considera, alma minha, a agudíssima dor que transpassou o coração da Virgem Maria ao receber em seus braços o corpo morto de Jesus, coberto de sangue e todo despedaçado.
Oh!, Mãe aflita. Pela dor que recebeste ao ter em teus braços, chagado e destroçado, o corpo de teu Filho no sepulcro, te suplico me alcances a graça de recebê-lo dignamente na Sagrada Comunhão.
V: Deus te salve Maria…
R: Santa Maria…
V: Mãe dolorosa.
R: Rogai por nós.
SÉTIMA ESTAÇÃO
NESTA SÉTIMA ESTAÇÃO, CONTEMPLA-SE A SEPULTURA DE JESUS.
Considera, alma minha , os soluços que exalaria o coração aflito da Virgem Maria, ao ver a seu amado Jesus colocado no sepulcro.
Oh!, Mãe aflita. Pela dor com que deixaste o corpo de teu Filho no sepulcro, te suplico me dês a graça para detestar o pecado e viver morto aos gostos do mundo.
V: Deus te salve Maria…
R: Santa Maria…
V: Mãe dolorosa.
R: Rogai por nós.
Oração final:
Rogamos-te, Senhor nosso Jesus Cristo, que seja nossa intercessora, cercada de tua clemência, agora e na hora de nossa morte, a bem-aventurada Virgem Maria, tua Mãe, cuja sacratíssima alma foi transpassada pela dor na hora de tua Paixão.
Te pedimos, por Vós, Cristo Jesus, Salvador do mundo, que com o Pai e o Espírito vives e reinas pelos séculos dos séculos. Amém.
Reza-se três Ave Marias.
V: Mãe dolorosa.
R: Rogai por nós.
(Fonte: blog Confraria de São João Batista – Texto revisto e com alguns destaques acrescentados por nós)