VISITA AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

VISITA AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

(Estando o Santíssimo exposto, no dia de sua festa ou quando há exposição solene e permanente do Santíssimo Sacramento à adoração dos fiéis na igreja)

Feito o sinal da Cruz, dir-se-á o seguinte.

BREVE ATO DE CONTRIÇÃO

Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem Verdadeiro, por serdes vós quem sois, e porque vos amo sobre todas as coisas como a bondade infinita, pesa-me de vos ter ofendido, e proponho, com vossa divina graça, de nunca mais pecar e de confessar-me de todos meus pecados, fugindo as ocasiões de ofender-vos. Admiti-me, Senhor, a vossos divinos pés para adorar-vos nesse augusto Sacramento, e pedir-vos, por vosso Sacratíssimo e paternal Coração, concedei-me a graça de vos servir neste mundo com coração puro, e de viver em vossa companhia na glória. Amém.

Adoremos cinco vezes o Sagrado Coração de Jesus, pedindo nos conceda suas principais virtudes:

I

Jesus amorosíssimo, ao considerar diante de vós a grandeza e malícia de meus pecados, encho-me de confusão e vergonha; porém, a bondade e misericórdia de vosso amabilíssimo Coração, que é todo doçura para os pecadores arrependidos, alenta-me e dá grande confiança de que neste dia me haveis de receber a vossos pés benignamente. Pesa-me uma e mil vezes de vos ter ofendido, e qual outro São Pedro, qual outra Madalena, choro amargamente as ofensas que contra vós tenho cometido, por serdes vós quem sois, infinitamente bom e digno de ser amado. Quem me dera morrer de dor unido a vosso amorosíssimo Coração! Perdoai-me, meu Jesus, por vosso piedosíssimo Coração, e dai-me a graça de morrer antes mil vezes que outra vez ofender-vos, e viver de agora em diante só para amar-vos.

Reza-se um P.N., A.M. e G.P., com a intenção de pedir o amor de Deus.

II

Ó meu Jesus! Louvo e engrandeço a unidade profundíssima de vosso Coração, e vos dou infinitas graças pelo terdes proposto a todos os fiéis por modelo desta santa virtude, ensinando-nos à custa de vossas humilhações o verdadeiro caminho da humildade. Muitas vezes me tenho desviado, Deus meu, da segura vereda de vossos exemplos, especialmente com minha vaidade e soberba. Perdoai-me, Senhor, que de hoje em diante estou resoluto, com vossa divina graça, a seguir-vos com humilde coração entre as humilhações e desprezos, para bendizer depois vosso humilíssimo Coração. Amém.

Reza-se um P.N., A.M. e G.P., com a intenção de pedir a humildade.

III

Admiro, meu Jesus, vosso pacientíssimo Coração e vos dou graças pelos maravilhosos exemplos de vossa invencível paciência. Ao mesmo tempo, me confundo de minha suma delicadeza, e da pouca conformidade com que sofro as penas, trabalhos e adversidades, que vos dignais enviar-me de vossa piedosa mão. Infundi, Deus meu, em meu coração um fervoroso e constante amor às tribulações, cruzes, mortificações e penitências, para que seguindo-vos com fidelidade até o monte Calvário, chegue a reinar convosco nos gozos do Paraíso. Amém.

Reza-se um P.N., A.M. e G.P., com a intenção de pedir a paciência.

IV

Dulcíssimo Jesus! Considerando a mansidão admirável de vosso divino Coração e comparando-a com a ira, impaciência e inquietação do meu, conheço minha extrema miséria, e quão longe me acho ainda de imitar vossas celestiais virtudes. Perdoai-me, Senhor, todas as minhas impaciências e demais excessos, fortalecei meu espírito, e ajudai-me com vossa divina graça, para que, em todas as moléstias, desgostos e aflições desta vida, saiba imitar vossa inalterável mansidão, e viver aqui em paz unido com vosso Coração para reinar convosco pelos séculos dos séculos. Amém.

Reza-se um P.N., A.M. e G.P., com a intenção de pedir a mansidão.

V

Meu adorável Jesus, milhares de vezes seja louvado e exaltado dos Anjos e dos homens vosso generosíssimo Coração, triunfador da morte e do inferno. Eu, Senhor, quisera também exaltar-vos boje; porém, como me atreverei a levantar os olhos ao Céu tendo sido tão escasso e mesquinho convosco? Alentai-me, Jesus meu, com o auxilio de vossa divina graça, a sofrer daqui em diante, por vosso amor, todos os trabalhos e tribulações que ordenar para meu bem vossa amorosa providência, e dai-me forças para que, lutando e vencendo convosco na terra, triunfe convosco eternamente no Céu. Amém.

Reza-se um P.N., A.M. e G.P., com a intenção de pedir a conformidade.

Após, dir-se-ão as seguintes:

ASPIRAÇÕES

Coração de Jesus, templo digníssimo do eterno Pai.

Inflamai meu coração com o amor divino em que vos abrasais. (repete-se a cada invocação)

Coração de Jesus, assento do Verbo divino.

Coração de Jesus, morada do Espírito Santo.

Coração de Jesus, sacrário da Santíssima Trindade.

Coração de Jesus, em quem se encerram as riquezas do amor incriado.

Coração de Jesus, em quem habita a plenitude da divindade.

Coração de Jesus, em quem estão depositados os tesouros da sabedoria eterna.

Coração de Jesus, afligido por nosso amor.

Coração de Jesus, injuriado por nossas ingratidões.

Coração de Jesus, ferido com a lança por nossos pecados.

Coração de Jesus, fonte de toda consolação.

Coração de Jesus refúgio dos atribulados.

Coração de Jesus, amparo e defesa dos que vos adoram.

Coração de Jesus, delícia dos Anjos e dos Santos.

Coração de Jesus, única esperança na hora da morte.

Coração de Jesus, centro de todos os corações.

ORAÇÃO

Ó divino Coração de meu Jesus! eu vos adoro com todas as potências de minha alma; estas vos consagro para sempre, juntamente com meus pensamentos, palavras, obras, e tudo quanto sou. Quero render-vos os atos de adoração, de amor e de glória que Vós rendestes a vosso eterno Pai . Ah! sede Vós o reparador de meus defeitos, o protetor de minha vida, meu refúgio e asilo na hora de minha morte.

Pelos gemidos e amargura em que sempre esteve envolto por mim vosso Coração em todo o curso de vossa vida, concedei-me verdadeira e perfeita contrição de meus pecados, a perseverança final em vossa graça, o desprezo de tudo que é mundano e transitório, um ardente desejo de glória, com a viva confiança de unir-me ao número de vossos escolhidos. Oh! amorosíssimo Coração de Jesus, apresento-vos estas humildes súplicas não só por mim, senão também por todas as pessoas que estão unidas comigo para vos tributarem honra e louvor; recebei-as, despachai-as por vossa imensa piedade, especialmente pelo primeiro de nós que haja de passar desta vida à outra.

Confortai-o, ó dulcíssimo Coração nas angústias da morte; recebei-o na Chaga do vosso lado, que a todos está aberta, para que, purificado de toda mancha de culpa, nesse amoroso fogo, logre subir à Pátria celestial, e tenhamos, os que ficamos neste desterro, mais um intercessor em Vossa divina presença.

Estes favores e petições desejo renovar-vos em todo momento até o fim da minha vida, ó Coração sacratíssimo! tanto para mim, como para todos que a Vós recorrem. Ó Coração misericordiosíssimo de meu Jesus! recomendo-vos a Santa Igreja, nossa Mãe, todas as almas justas, todos os pecadores, todos os aflitos e atribulados, aos que estão agonizando nesta hora, e a quantos existem sobre a terra. Fazei que não se malogre o preço daquele sangue divino, que tão liberalmente derramastes para remédio do mundo, e dignai-vos igualmente aplicá-lo pelas benditas almas do purgatório, e, em particular, pelas de vossos devotos. Amém.

AO CORAÇÃO DE MARIA

Ó Coração amabilíssimo de Maria, o mais amante para conosco miseráveis pecadores; alcançai-me quanto pedi ao Santíssimo Coração de vosso Filho Jesus. Ah! Mãe amantíssima! uma só insinuação vossa, um só suspiro de vosso ferventíssimo Coração basta para que eu o consiga, e fique inteiramente consolado. Ah! não me negueis esta graça por quanto deveis ao mesmo divino Coração de vosso Filho e pelo amor filial que ele vos tem e terá eternamente. Amém.

JACULATÓRIAS

De corações, modelo,

Ó Divino coração!

Sede-nos propício,

Dai-nos consolação.

Escola de virtudes,

Ó divino coração!

Dai-nos dor de nossos pecados,

Das culpas, o perdão.

Do amor, fonte perene,

Ó divino Coração!

Nossos rogos ouvi,

Dai-nos a salvação.

(Fonte: livro Novas Horas Marianas ou Officio Menor da SS. Virgem Maria Nossa Senhora, Pe. J. I. Roquete, typographia Guillard, Aillaud & Cia, Paris, 1885, pp. 322-330 – Textos revistos e atualizados)

Sou Todo Teu Maria: “Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por Ela que deve reinar no mundo.” (São Luis Maria de Montfort)