Espiritualidade e Sabedoria BeneditinaOrações & Devoções
FESTA DE SÃO BENTO DE NÚRSIA (480-543)
FESTA DE SÃO BENTO DE NÚRSIA (480-543)
“Houve um varão de vida venerável, Bento tanto pela graça quanto pelo nome, que desde a infância possuía um coração maduro. Superior, pelo seu modo de proceder, ao verdor da idade a nenhuma volúpia entregou seu coração, e assim, enquanto se achava nesta terra, da qual por algum tempo pudera gozar livremente, desprezou, como já murchas, as flores do mundo. …” – São Gregório Magno.
ORAÇÃO EXTRAÍDA DE ANTIGOS BREVIÁRIOS
Ó gloriosíssimo Patriarca dos monges, São Bento, muito amado do Senhor, Pai misericordioso para com todos os pecadores que humildemente imploram a vossa proteção: eu, que sou um pobre pecador, a vós recorro. A vós recorro porque sei que jamais um desgraçado se dirigiu a vós sem receber auxílio e consolação. Eu sei que as vossas preces ressuscitaram mortos, que restituíste o vigor aos aleijados, a vista aos cegos, o ouvido aos surdos; quebraste as cadeias dos cativos, aliviastes com milagres a miséria de indigentes, e mesmo as vossa sagradas cinzas operaram inúmeras maravilhas.
Cheio, pois, de confiança por estes pensamentos, eu venho a vós, Pai cheio de ternura, e de todo o meu coração imploro em meu favor a vossa misericordiosa intervenção junto ao Rei dos reis. Dignai-vos receber-me e conservar-me sempre sob a vossa guarda; preservai de todos os males meu corpo e minha alma; livrai-me, com aqueles que me são caros, do poder do inimigo infernal. Rogai sobretudo pela minha eterna salvação. Ó Pai misericordiosíssimo, não me rejeiteis, mas alcançai-me, pelos vossos merecimentos, a graça de morrer de tal modo que eu seja digno de chegar ao Paraíso do bom Deus, na vossa imortal e deliciosa companhia. Assim seja.
ANTÍFONA DE SÃO BENTO
Ó Mestre da vida celeste, doutor e guia no caminho da perfeição, grande São Bento, vós cuja alma bem-aventurada goza da felicidade eterna no seio de Deus, velai sobre o rebanho fiel e, fortalecendo-o com vossas orações, dignai-vos introduzi-lo no céu pela estrada luminosa na qual tão gloriosamente o precedestes.
℣. O Senhor conduziu este Justo por caminhos retos.
℟. E lhe mostrou o reino de Deus.
Oremos
Ó Deus, que Vos dignastes encher o vosso bem-aventurado confessor São Bento do espírito de todos os justos, concedei-nos, a nós vossos servos, que celebramos o seu patrocínio, a graça de nos revestirmos deste mesmo espírito, para que possamos, com a vossa graça, fielmente cumprir o que temos prometido. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.
(Fontes: 1. Vida de São Bento, Segundo Livro dos Diálogos de São Gregório Magno, Edições Livre, 2017, Prólogo, p. 10; 2: livro Manual do Devoto de São Bento, compilado de diversas obras por um Beneditino da Congregação Brasileira, em 1909, nova edição realizada pela Editora Triregnum e Editora do Mosteiro da Santa Cruz, 2017, Cap. V, pp. 43 a 46 – Textos revistos e atualizados)