CatolicismoOrações & DevoçõesRito Tradicional
FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ
Domingo dentro da Oitava da Epifania, amanhã.
FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ
(Dentro da Oitava da Epifania)
OBJETO DESTA FESTA — Na Liturgia deste Domingo a Igreja cantava antigamente a realeza de Cristo e seu império eterno, unindo seus cânticos aos dos coros angélicos na adoração de Deus humanado[1]. Porém, guiada pelo Espírito Santo e maternalmente previdente, jugou que podia ser útil convidar os homens de nossos dias a considerar hoje as mutuas relações de Jesus, de Maria e de José; para recolher as lições que se desprendem dela e aproveitar a ajuda tão eficaz que oferece seu exemplo[2].
Podemos crer que, na eleição do lugar que ocupa agora no calendário esta nova festa, há influído bastante o Evangelho assinalado no Missal referente ao Domingo dentro da Oitava da Epifania (amanhã), que é o mesmo da atual festa da Sagrada Família. Ademais, esta festa, de maneira alguma, nos aparta da contemplação dos mistérios do Natal e Epifania: não nasceu a devoção à Sagrada Família em Belém, onde Maria e José receberam as homenagens dos pastores e dos Magos? E ainda é verdade que o objeto da presente festividade vai além dos primeiros momentos de a existência terrena do Salvador, estendendo-se até os trinta anos de sua vida oculta? Não encontramos já no presépio alguns de seus mais significativos aspectos? Na voluntária debilidade em que se vê a situação de seu infantil estado, abandona-se Jesus aqueles a quem os desígnios de seu Pai há encarregado de sua guarda; Maria e José cumprem em espírito de adoração todas as obrigações que sua missão sagrada lhes impõe com respeito Àquele de quem deriva sua autoridade.
__________
[1] Introito da Missa do Domingo dentro da Oitava da Epifania.
[2] Martirológio romano.
_________Dom Prosper Guéranger, OSB, El Año Liturgico, Tomo I, pp. 423-424 (tradução e adaptação do espanhol para o português do Brasil é nossa)
CONSAGRAÇÃO DE UMA FAMÍLIA CRISTÃ À SAGRADA FAMÍLIA
Ó Jesus, nosso amabilíssimo Redentor que, tendo vindo para iluminar o mundo com a doutrina e com o exemplo, quisestes passar a maior parte da vossa vida mortal humilde e submisso a Maria e José, na pobre casa de Nazaré, para santificar essa Família que devia ser o futuro modelo das famílias cristãs, dignai-Vos acolher benignamente a nossa, que agora se dedica e consagra a Vós. Protegei-a, guardai-a, e fazei que nela reine com o vosso temor, a paz e a concórdia da caridade cristã a fim de que possa conformar-se com o divino modelo de vossa Sagrada Família, e merecer toda, sem exceção de ninguém a eterna felicidade.
Ó Maria, Mãe amorosíssima de Jesus e também Mãe nossa, fazei por vossa piedosa intercessão que Jesus acolha benignamente esta humilde oferta, e nos conceda as suas graças e bençãos.
São José, amantíssimo guarda de Jesus e de Maria, concedei-nos o socorro de vossas orações em todas as nossas necessidades espirituais e temporais, a fim de que possamos com a bem-aventurada Virgem Maria e convosco louvar e bendizer eternamente a Jesus Cristo, nosso divino Redentor. Amém.
________ livro, em formato PDF, ADOREMUS Manual de Orações e Exercícios Piedosos por D. Frei Eduardo José Herberhold, OFM, Editora Casa Paz, Recife/1929, pp. 217-218, obtido do blog Alexandria Católica – Texto revisto e atualizado.