SALMO DEPRECATÓRIO
SALMO 50 – Miserére mei, Deus, etc.
Tende compaixão de mim, Deus meu, segundo a vossa grande misericórdia.
E segundo a multidão de vossas comiserações, apagai a minha iniquidade.
Lavai-me inteiramente da minha mancha, e purificai-me do meu pecado.
Porque eu reconheço a minha culpa, e tenho sempre o meu pecado diante dos olhos.
Contra Vós, só contra Vós tenho pecado, mas o confesso publicamente para que justifiqueis em mim vossa promessa (de perdoar ao pecador contrito), e confundais a quantos se atrevem a censurar vossa fidelidade.
Bem sabeis que fui gerado na iniquidade, e minha mãe concebeu-me no pecado.
(Porém, Senhor, nem sempre esteve corrompido meu coração); em algum tempo amaste sua singeleza e retidão, e me revelastes os ocultos mistérios de vossa sabedoria.
(Para me fazerdes de novo agradável a vossos olhos), aspergir-me com hissopo, e serei purificado; lavar-me-eis e ficarei mais branco do que a neve.
Fazei que ouça (no íntimo de meu coração) palavras de consolação, e os meus ossos humilhados exultarão de alegria.
Desvia a tua vista para não verdes minhas ofensas; apagai-as de modo que não apareçam mais aos vossos olhos.
Criai em mi um coração puro, e restabelecei de novo um espírito reto nas minhas entranhas.
Não me afastai da vossa presença, e fazei que sempre resplandeça em mim a luz de vosso Espírito Santo.
Restituí-me a alegria de vossa saudável assistência, e inspirai-me um espírito de fortaleza que me confirme no bem.
Deste modo ensinarei vossos caminhos aos pecadores, e os ímpios se converterão a vós.
Livrai-me da morte, ó Deus, ó Deus da minha salvação; e minha língua cantará com júbilo vossas misericórdias.
Abri, Senhor, os meus lábios, e minha boca anunciará vossos louvores.
Se para expiação dos meus pecados houvésseis exigido sacrifícios, com gosto oferecer-vos-ia; mas vós não tens por agradáveis os holocaustos.
O único sacrifício que pode agradar-vos é um espírito trespassado de dor; não desprezeis, Deus, um coração contrito e humilhado.
Não detenham, Senhor, os meus pecados o curso de vossa bondade sobre Sião; fazei que possamos reedificar os muros de Jerusalém.
Então aceitareis benigno minhas oferendas e holocaustos como sacrifícios de um homem justificado pela penitência, e então também o povo carregará de vítimas vossos altares.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo etc.
ANTÍFONA
JESUS CRISTO humilhou-se a si mesmo fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que Deus também o exaltou, e deu-lhe um nome que é superior a todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos Céus, na terra, e nos infernos; e toda a língua confesse, que o Senhor Jesus Cristo está na glória de Deus Pai. (Epístola de S. Paulo aos Filipenses, cap. 2).
ORAÇÃO
Senhor, nós vos rogamos, olhai propício esta vossa família, pela qual não duvidou Nosso Senhor Jesus Cristo ser entregue às mãos dos algozes e sofrer morte ignominiosa de cruz: o qual convosco vive e reina, em unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.
ADVERTÊNCIA (do autor): Este salmo de Davi, com sua Antífona e Oração, que a Igreja tão devotamente emprega no tempo da Paixão, para pedir misericórdia a Deus pelos pecados do mundo, pode também ser empregado pelos fieis, quando sentirem sua consciência pesada por grave culpa, e quiserem dela pedir perdão a Deus; assim como quando, pelo confessor, lhes for imposto como penitência, medicinal ou satisfatória.
(Fonte: livro Manual do Christão – Goffiné, Frei Leonardo Goiffiné, Colégio da Imaculada Conceição, Botafogo/RJ, 10ª edição/1925, pp. 142-144 – Texto revisto e atualizado)