MAIO, MÊS DE MARIA

MAIO, MÊS DE MARIA (MEDITAÇÕES)

Décima Oitava Meditação

Matria, Mãe do Bom Conselho

18º DIA

Maria meu modelo

Maria e a vontade divina

Não é um reflexo do Coração de Maria este quadro do coração de S. Francisco de Sales? — Amava igualmente o doce e o amargo, o repouso e a fadiga, a vida e a morte, e nunca preferiu uma coisa a outra, a menos que a Eterna Majestade lhe houvesse feito conhecer o seu querer, porque então ele se determinava incontinente.

E tudo isso se passava nela em paz, sem réplica, sem contradição, sem sim, sem não, sem talvez nem mas.

As águas de Siloé, dizem as Sagradas Escrituras, corriam em silêncio, isto é, deslizavam tão imperceptivelmente, que mal se teria podido notar a mais pequena agitação; da mesma sorte, sua conformidade com a vontade divina, se fazia tão admiravelmente, que não se teria podido distinguir nunca o mais ligeiro ruído, a menor ondulação do coração.

Eis bem o vosso Coração, ó Maria, tal qual eu o imagino; sempre calmo, sempre benigno, sempre feliz, elevando-se para o céu, obedecendo ao influxo da vontade divina.

O que vos acontecia, vós o aceitáveis em paz, porque sabíeis que tudo vem de Deus.

Vós o aceitáveis com alegria, porque sabíeis que, aceitando-o, Deus se alegrava.

Deus vos havia revelado, por certo, aquela oração tão confortadora que saiu mais tarde, dos lábios de Jesus: Seja feita vossa vontade, assim na terra como no céu.

Ó minha Mãe, dai-me amor à vontade divina. Deixando agir a Providência, sempre tão boa, não serei eu mais feliz?

EXEMPLO

Proteção da SS. Virgem

Nos dias da revolução francesa, vivia em Estrasburgo, asilado em casa de uma família piedosa, o Padre Colmar, que foi depois Bispo de Mayença e que então estava denunciado perante o governo. Uma noite, depois de seus trabalhos apostólicos, se achava ele tranqüilamente sentado à mesa com a família. De repente, abre-se a porta: um comissário de Polícia precipita-se na sala e exclama: Cidadão, entregue-me o Padre Colmar; sei que ele está escondido em vossa casa. O pai de família, perturbado a princípio, levanta-se e diz calmo: se o encontrardes, levai-o. Depois de ter examinado todos os cantos, da adega até o celeiro, não o achando, o comissário partiu com seus agentes, muito desapontado. Durante essa hora de angústia, o Padre Colmar ficou à mesa, calado, com a mãe de família e os meninos, encomendando-se à proteção divina. Partindo a polícia, como todos se admirassem de que os homens não tivessem reparado no Padre, que estava ali bem à vista, a mais moça das meninas exclamou: Oh! eles não puderam ver o sr. Padre, porque uma bela Dama veio estender sobre ele um grande véu branco. Assim operara a SS. Virgem um verdadeiro milagre em favor de seu servo. Tal é a admirável proteção que Maria se compraz em conceder ao zelo apostólico do sacerdote, quando ajudado pela fervorosa oração dos fiéis.

(Fonte: livro, em formato PDF, MÊS DE MARIA – Traduzido das Palhetas de Ouro, aumentada com uma coleção de Exemplos para Todos os Dias do Mês por Mons. Dr. José Basílio Pereira, com edição de Carlos Alberto de França Rebouças Júnior, Salvador-Bahia/1953)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Translate »
...