Primeira Sexta-feira do Mês. Sagrado Coração de Jesus

MEDITAÇÃO PARA A PRIMEIRA SEXTA-FEIRA DO MÊS DE NOVEMBRO DEDICADA AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

CORAÇÃO DE JESUS, ESPERANÇA DOS QUE MORREM EM VÓS

MEDITAÇÃO PARA A PRIMEIRA SEXTA-FEIRA DO MÊS DE NOVEMBRO DEDICADA AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

CORAÇÃO DE JESUS, ESPERANÇA DOS QUE MORREM EM VÓS

1. A recente comemoração de todos os fiéis defuntos convida-nos hoje a considerar, à luz da fé e da esperança, a morte do cristão, a propósito da qual a ladainha do Sagrado Coração nos faz pronunciar a invocação: “Coração de Jesus, esperança dos que morrem em vós, tende piedade de nós”

A morte faz parte de nossa condição humana. É o momento final da fase histórica da vida. Para a fé cristã, é uma passagem: da luz criada para a luz incriada, da vida temporal para a vida eterna.

Se o Coração de Cristo é a fonte em que o cristão encontra luz e energia para viver como filho de Deus, para que outra fonte ele se voltaria a fim de encontrar a força de morrer na coerência de sua fé? Como ele “vive em Cristo”, também só pode “morrer em Cristo”.

A invocação da ladainha resume a experiência cristã diante do acontecimento da morte. O Coração de Cristo, seu amor e sua misericórdia são uma esperança e uma segurança para quem nele morre.

2. Mas o que significa “morrer em Cristo”? Antes de tudo, caros irmãos e irmãs, significa ler o acontecimento doloroso e misterioso da morte à luz do ensino do Filho de Deus. Vê-lo como o momento da partida para a casa do pai, onde Jesus, tendo passado também pela morte, foi preparar um lugar para nós (Jo 14,2). Significa acreditar que, apesar da decomposição de nosso corpo, a morte é premissa de vida e de frutos abundantes (Jo 12,24).

“Morrer em Cristo” significa, ademais, confiar em Cristo e a ele se entregar totalmente, depositando em suas mãos – de irmão, de amigo, de bom pastor – seu próprio destino, como ele que ao morrer entregou seu espírito nas mãos do Pai (Lc 23,46). Significa fechar os olhos à luz deste mundo na paz, na amizade, na comunhão com Jesus, porque nada, “nem a morte nem a vida… poderá nos separar do amor de Deus manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 8,38-39). Nessa hora suprema, o cristão sabe que, mesmo que seu coração lhe recrimine as faltas, o Coração de Jesus é maior que o seu e poderá apagar qualquer pecado, se estiver arrependido (1Jo 3,10).

3. “Morrer em Cristo” significa igualmente, caros irmãos e irmãs, munir-se dos “sinais sagrados” da “passagem pascal” para esse momento decisivo: o sacramento da penitência que nos reconcilia com o Pai e com todas as criaturas; o santo viático, pão de vida e fonte de imortalidade; a unção dos enfermos que dá vigor ao corpo e ao espírito para o combate supremo.

Enfim, “morrer em Cristo” significa “morrer como o Cristo morreu”: rezando e perdoando, tendo a seu lado a bem-aventurada Virgem. Enquanto mãe, estava ao pé da cruz de seu filho (Jo 19,25). Mãe, ela está ao lado de seus filhos agonizantes, ela que com o sacrifício de seu coração cooperou para fazê-los nascer para a vida da graça (Lumen gentium, 53). Ela está ao lado deles, presença maternal cheia de compaixão, para que na passagem da morte nasçam para a vida da glória.

_________Papa João Paulo II, 5.11.1989.

ORAÇÃO

Coração clementíssimo de Jesus, tende piedade de nós na hora decisiva de nossa morte! Que nos momentos da dolorosa agonia, sejais o nosso conforto! Sejam os vossos méritos que nos auxiliem em face do juízo de Deus! Que são José, o doce padroeiro dos moribundos nos assista! Que Virgem Maria, nossa boa Mãe, nos acompanhe com a sua ternura e poderosa intercessão! Concedei-nos, piedosíssimo Coração de Jesus, que não nos invadam, nessa hora de angústia e dor, o desespero e as pesadas trevas de nossos pecados! Seja, então, maior a vossa misericórdia do que a nossa maldade! Seja mais poderosa a vossa graça do que a nossa miséria!

Coração de Jesus, esperança dos que em vós expiram, tende piedade de nós.

(Fontes: 1. texto: livro Na Escola do Coração de Jesus com João Paulo II, Angelus do Papa João Paulo II sobre a Ladainha do Sagrado Coração, Pe. Gérard Dufour, Edições Loyola, 2000, pp. 113-115; 2. oração: opúsculo Orações ao Coração de Jesus, Pe. Artur Schwab, Edições Loyola, 2ª edição/1987, p. 72)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Translate »
...