LEVAR EM SI MARIA

(Um belíssimo texto do Pe. Júlio Maria de Lombaerde)

LEVAR EM SI MARIA

(Um belíssimo texto do Pe. Júlio Maria de Lombaerde)

Era ainda muito cedo. Abrindo um livro piedoso, que uma pessoa distraída – talvez voluntariamente – deixara na sala de visitas, encontrei estas linhas, tão curtas e tão cheias de sentido e de vida sobrenatural.

Leva em ti Maria;

Em redor de ti irradie Maria;

Dá a todos Maria!

Não sei o que se passou em minha alma, no meu coração, em todo o meu ser. Depositei o livro; uma lágrima, – perdoem-me esta sensibilidade uma lágrima ardente queimou-me as pálpebras e as faces… E escondendo a cabeça nas mãos, afastei-me sem demora: Mas, durante todo o dia, ia repetindo:

Ó Maria!

Deixa-me levar-te em mim;

Deixa-me irradiar-te, em redor de mim;

Deixa-me dar-te a todos que se aproximam de mim!

Oh! querida alma, nós que almejamos amar ardentemente nossa terna Mãe, repitamos muitas vezes durante o dia esta pequena oração, tão curta, tão penetrante e decerto, tão agradável a Maria. Levar em si Maria, é não possuir todas as virtudes de Maria, mas trabalhar para adquiri-las. É imitar a criança a quem se dá uma santinha: aperta-a sobre o coração, beija-a com efusão e depois a leva para sua mãe, com cuidado, receosa que se amarrote.

Não podemos, de certo, receber o corpo de Maria Ssma. como recebemos o corpo de Jesus Cristo, mas, na sagrada comunhão, recebendo a Jesus Cristo, não é verdade que recebemos um pouco de Maria? Qualquer coisa de Maria? Este divino alimento de nossa alma, não é ele formado do sangue de Maria? Caro Christi, caro Mariae, diz Sto. Agostinho. Levando em nós a Jesus, levamos, pois, a Maria. Jesus e Maria são inseparáveis. Não procureis em outro lugar o divino Filho da Virgem, senão nos braços de sua mãe; é lá o lugar d’Ele, o seu trono, o seu céu.

Levar em si Maria, é pois aproximar-se muitas vezes e com devoção da Sagrada Mesa Eucarística; e durante o dia lembrar-se o mais possível deste ato solene. É unir-se a Maria, – e com ela adorar a Jesus, – trabalhar para Jesus, numa palavra, é viver com ela da doce vida de intimidade. Ó Maria, deixa-me levar-te em mim!

Irradiar Maria, em redor de si, é possuir algumas das virtudes de Maria, tão doces, tão atraentes, tão praticáveis para todos.

Na contrariedade e na provação: é ficar calmo e paciente.

No abatimento: é conservar-se amável e sorridente.

No aborrecimento: é apresentar-se prestável e manso.

Para todos que nos cercam, é ter pronto:

– este sorriso dos lábios, que atrai;

– esta palavra de coração, que dilata;

– este gesto de benevolência, que acalma e anima;

– esta conversação, que eleva, sobrenaturaliza e faz dizer:

Oh! como ele é bom!

Tem-se dito de Maria Santíssima que ela era o ostensório de Jesus! Possam dizer de nós que somos o ostensório de Maria. O ostensório serve para conter, mostrar e fazer resplandecer a Jesus escondido, escondido na Sagrada Eucaristia. O esforço de uma alma devota da Santíssima Virgem deve ser de conter, de mostrar e de fazer resplandecer a Virgem Santa, pela imitação de suas virtudes. Ó Maria, deixa-me irradiar-te em redor de mim!

Dar Maria a todos que se aproximam de si. O certo, não é dizer-lhes: eu venho dar-te Maria, mas é ter simplesmente o desejo e a vontade firmes e atuais de fazer amar a Virgem Santa.

Nunca saias de casa, nunca faças uma visita sem dizer esta pequena oração: “Minha querida Mãe, vem e vive em mim!”

Talvez que não o saibam, mas em hora oportuna, a Mãe de Jesus servir-se-á de ti, agirá por ti, dar-se-á por ti.

Tu darás Maria a todos, que te cercam, às vezes sem sabê-lo e sem os outros conhecê-lo. Passarás, como Jesus, fazendo o bem, fazendo amar a Virgem Imaculada. E como Maria também amar-te-á! Como ela te conduzirá a Jesus!

Tu deste Maria aos homens; Maria te dará a Jesus!

NOTA DA FONTE:Comentário de Sacralidade. O texto acima, do Pe. Júlio Maria De Lombaerde, foi publicado na Voz de Nazareth, nº 67, em julho de 1918, e até hoje conserva atualidade e encanto. Intenso desejo desperta nos corações marianos. Toma logo a forma de indagação: quando virá o tempo em que por toda a parte se multiplicarão essas almas-ostensório? Sem saber o dia e a hora, com certeza desde agora podemos dizer, como David, “Esperei no Senhor com toda a confiança e Ele se inclinou para mim”: Exspectans exspectavi Dominum et intendit mihi (Sl 39, 2).

(Fonte: http://apostolosdenossasenhoradefatima.blogspot.com.br/2012/07/)

Sou Todo Teu Maria: “Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por Ela que deve reinar no mundo.” (São Luis Maria de Montfort)