Sabedoria dos Santos
DOM BOSCO: “CARTA AOS JOVENS DE TODOS OS TEMPOS”
(Salutares conselhos a todos os devotos de Nossa Senhora, de todas as idades e gerações)
DOM BOSCO: “CARTA AOS JOVENS DE TODOS OS TEMPOS”
“DEVOÇÃO A MARIA SANTÍSSIMA”
A devoção a Maria Santíssima é grande defesa par vós, caros jovens.
Ouvi a voz dessa boa Mãe que vos diz: “Quem é pequeno, que venha a mim” (Provérbios 9,4) Ela nos assegura que, se formos devotos dEla, nos colocará no número de seus filhos, nos cobrirá com seu manto, nos cumulará de bênçãos, neste mundo e nos dará o Paraíso no outro: “Aqueles que me tornam conhecida terão a vida eterna” (Eclesiástico 24,31).
Amai, pois, essa vossa Mãe celestial; recorrei a Ela de coração, na certeza de que vos serão concedidas todas a graças que Lhe pedirdes, desde que não redundem em prejuízos de vossas almas.
Deveis, ademais, pedir com perseverança três graças especiais, que são de absoluta necessidade para todos, e particularmente para os jovens.
A primeira é que Ela vos ajude a não cometer nenhum pecado mortal em toda a vossa vida.
Sabeis o que significa cair em pecado mortal?
Significa renunciar ao título de filho de Deus, para ser escravo de Satanás; significa perder aquela beleza que ante aos olhos de Deus nos torna belos como Anjos, para ser horríveis como demônios; significa perder todos os méritos já adquiridos para a vida eterna. Ou seja, estar suspenso por um fio fragílimo sobre o abismo do Inferno; ou seja, ainda, proferir uma enorme injúria à Bondade infinita – o que é o maior mal que se possa imaginar.
Ainda que Maria Santíssima vos obtivesse muitas graças, de nada serviriam elas se não vos conseguisse a graça de não cair em pecado mortal. Isso deveis implorar-Lhe dia e noite, em todos os vossos exercícios de piedade.
A segunda graça especial que se deve pedir à Virgem é a de conservar a preciosa virtude da pureza, de que já vos falei. O jovem que a conserva tem semelhança com os Anjos do Paraíso, e por isso seu Anjo da Guarda o olhará como irmão e se alegrará na sua companhia.
E já que tenho grande empenho em que todos vós conserveis essa bela virtude, vou indicar-vos mais alguns meios de preservá-la de qualquer veneno que possa contaminá-la.
Antes de tudo, não tenhais familiaridade com pessoas de sexo diferente, ou ao menos tratai com elas o menos possível. Estou sendo bem claro: rapazes não devem contrair familiaridades com moças, se não quiserem expor a bela virtude a grande perigo.
Outro meio dos mais eficazes para a conservação dessa virtude é vigiar os sentidos.
Deveis também evitar todo o excesso no comer e no beber, afastai-vos dos teatros, bailes e outras diversões semelhantes, que são a ruína dos bons costumes.
Vigiai especialmente sobre vossos olhares, que são as janelas por onde o pecado entra nos corações e faz com que o demônio se apodere das almas. Não vos detenhais jamais a contemplar, ainda que rapidamente, qualquer coisa que seja contrária à modéstia.
São Luís de Gonzaga era tão delicado nesse ponto que nem consentia que se vissem seus pés descobertos ao se deitar ou se levantar.
Quando perguntaram a Domingos Sávio, jovenzinho que viveu nesta casa do Oratório, por que era tão recatado aos olhares, respondeu: “Resolvi não fitar o resto de mulher alguma para fixar pela primeira vez minha vista – se for digno disso – no belíssimo rosto de Maria Santíssima, a Mãe da pureza.”
A terceira graça que deveis pedir à Imaculada Virgem Maria é a de sempre estar afastados da companhia dos que têm conversações livres ou obscenas, que tratam de coisas que não ousariam na presença de seus pais ou superiores.
Afastai-vos deles ainda quando forem amigos ou parentes, pois vos asseguro que sua companhia pode ser mais prejudicial às vossas almas que a de um demônio.
Felizes de vós, meus caros filhos, se fugirdes da companhia dos maus. Estareis então seguros de caminhar pela senda do Paraíso; de outra forma, correreis grave risco de vos perder para sempre.
Quando encontrais algum companheiro que profere blasfêmias e despreza a Religião, que procura afastar-vos do serviço de Deus, que diz coisas que não deve ou que é imodesto, fugi dele como da peste.
Quanto mais puros forem vossos olhares e vossas palavras, tanto mais agradáveis à Virgem Maria, e maiores dons Ela vos obterá de seu divino Filho, nosso Redentor Jesus Cristo.
Essas são as três graças mais necessárias na vossa idade. Mas, que obséquio oferecereis a Maria para obtê-las? Se possível, rezai o santo Rosário, ou pelo menos não esqueçais nunca de rezar diariamente três Ave Marias e três Glórias ao Pai, com a jaculatória “Mãe querida, Virgem Maria, fazei com que eu salve minha alma!”
Com essas três graças chegareis a ser homens respeitáveis na idade madura e obter a glória eterna, que Maria consegue certamente a seus devotos.
(Fonte: opúsculo Carta aos Jovens de Todos os Tempos, Editora Artpress, 3ª edição, São Paulo/2006, item 4ª, pp. 31 a 35)