Devoção Mariana

ORAÇÃO A MARIA, A MAIS MISERICORDIOSA DAS RAINHAS, DE SANTO AFONSO DE LIGÓRIO

Madonna de Santo Afonso (pintura atribuída ao Santo)

ORAÇÃO A MARIA, A MAIS MISERICORDIOSA DAS RAINHAS, DE SANTO AFONSO DE LIGÓRIO

Maria é Rainha, não de justiça para punir os maus, mas de misericórdia, cujo ofício único é apiedar-se dos pecadores e lhes dar o perdão.

Ó Maria, Mãe do meu Deus e Soberana minha, qual se apresenta a uma grande rainha um miserável crivado de chagas, tal me apresento a vós, que sois a Rainha do céu e da terra; do alto do trono glorioso em que estais assentada, dignai-vos, suplico, de inclinar os vossos olhos para mim, pobre pecador. Se Deus vos fez tão rica, é para socorrer os pobres, e se vos constituiu Rainha de misericórdia, é para vos pôr em estado de acudir os miseráveis; volvei para mim, pois, os vossos olhos misericordiosos, e não me deixeis sem que me hajais trocado de pecador em santo. Nada mereço, bem o reconheço, ou antes merecia, pela minha ingratidão, ser despojado de todas as graças que recebi do Senhor por mediação vossa, mas, na qualidade de Rainha de misericórdia, vós não andais procurando merecimentos, mas misérias, a fim de socorrer os necessitados; ah! quem mais pobre e precisado que eu?

Ó gloriosa Virgem, sei que sois a Rainha do mundo, e por conseguinte a minha Rainha; quero consagrar-me ao vosso serviço dum modo inteiramente especial, para que disponhais de mim como fordes servida. Governai-me, ó minha Rainha, e não me abandoneis a mim mesmo; mandai-me, de mim disponde ao vosso agrado, e ainda, castigai-me, quando não vos obedecer: oh! quanto me aproveitarão os castigos que me vierem da vossa mão! Estimo em maior felicidade de ser o vosso servo do que a de ser senhor do mundo inteiro.

Ó Maria, aceitai-me por vosso, e sob este título cuidai de me salvar. Não quero mais pertencer a mim; a vós é que me dou. Se pelo passado vos servi tão mal e deixei escapar mil propícias ocasiões de vos honrar, quero de hoje em diante me unir aos vossos servos os mais afetuosos e fiéis. Não, a partir deste dia, não quero que pessoa alguma vos honre e tenha mais amor do que eu, ó minha amabilíssima Rainha; isto prometo e espero pôr em obra com o vosso socorro. Assim seja.

(Fonte: livro As Mais Belas Orações de Santo Afonso, Coordenadas pelo Pe. Saint-Omer, Redentorista e traduzidas para o português por D. Joaquim Silvério de Sousa, Editora Vozes/1961, “Orações a Maria”, pp. 459-459 – Textos revisto e atualizado)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Translate »
...