Devoção Mariana
TRÍDUO DA FESTA DA PURIFICAÇÃO DE MARIA & APRESENTAÇÃO DO SENHOR
TRÍDUO DA FESTA DA PURIFICAÇÃO DE MARIA & APRESENTAÇÃO DO SENHOR
De 30 de Janeiro a 01 de Fevereiro – Festa, 2 de Fevereiro
(Compusemos a partir das orações da Novena da Festa da Purificação)
V/. Deus, vem em meu auxílio.
R/. Senhor, socorrei-me sem demora.
V/. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
R/. Como era no princípio agora e sempre e por todos os séculos dos séculos. Amém.
1. Ó Maria Santíssima, puríssimo espelho de todas as virtudes, vós que, sendo a mais pura de todas as virgens, quisestes, apenas terminados os quarenta dias depois do vosso parto, apresentar-vos segundo a lei, no templo para ser purificada: fazei, Senhora, que à vossa imitação também nós conservemos nosso coração puro de toda a culpa, e mereçamos assim ser apresentados no templo da glória.
Ave Maria …
2. Ó Virgem obedientíssima, que, apresentando-vos no templo, quisestes oferecer o acostumado sacrifício, segundo o costume de todas as mulheres: fazei, Senhora, que também nós, a vosso exemplo, saibamos oferecer a Deus o sacrifício de nós mesmos pela contínua prática das virtudes.
Ave Maria …
3. Ó puríssima Virgem, que, observando o preceito da lei, não atendestes a que os homens vos reputassem imunda: alcançai-nos a graça de conservar o nosso coração sempre puro, ainda que por isso houvéssemos de parecer culpados aos olhos do mundo.
Ave Maria …
4. Ó Santíssima Virgem, que, oferecendo o vosso divino Filho ao Eterno Pai, agradastes a todo Céu: apresentai a Deus o nosso pobre coração, para que Ele, com sua graça, preserve-o sempre do pecado mortal.
Ave Maria …
5. Ó humilíssima Virgem, que, entregando Jesus nas mãos do santo Velho Simeão, lhe enchestes o espírito de celeste suavidade: entregai o nosso coração a Deus, para que o encha todo de seu santo espírito.
Ave Maria …
6. Ó diligentíssima Virgem, que, resgatando, segundo a lei, vosso Filho Jesus Cristo, cooperastes para a salvação do mundo: resgatai nosso pobre coração da escravidão do pecado, para que seja sempre puro diante de Deus.
Ave Maria …
7. Ó clementíssima Virgem, que, ouvindo de Simeão a profecia das vossas dores, prontamente resignaste-vos às disposições de Deus: fazei que também nós sempre nos resignemos à divina vontade, suportando com paciência todas as tribulações.
Ave Maria …
8. Ó piedosíssima Virgem, que, enchendo por meio do vosso divino Filho a profetiza Ana de luz celestial, fizeste que ela exaltasse as misericórdias de Deus, reconhecendo a Jesus como Redentor do mundo: enchei da graça do Céu o nosso espírito, para que possamos gozar o copioso fruto da divina Redenção.
Ave Maria …
9. Ó resignadíssima Virgem, que, prevendo a dolorosa paixão de vosso Filho, sentiste vossa alma traspassada de dor, e conhecendo a aflição de vosso Esposo José por vossas angústias, com santas palavras o consolastes: traspassai a nossa alma com a verdadeira dor de tantos pecados, pelo qual possamos ter a consolação de participar da vossa glória no paraíso.
Ave Maria …
V/. Revelou o Espírito Santo a Simeão:
R/. Que não veria a morte sem ter visto o Cristo do Senhor.
OREMOS:
Onipotente e eterno Deus, imploramos da vossa majestade que assim como o vosso unigênito Filho foi apresentado no templo, depois de ter tomado a substância de nossa carne, do mesmo modo façais que sejamos levados à vossa presença com as almas puras de todo o pecado. Pelo mesmo Cristo Senhor nosso.
R. Amém.
(300 dias de indulg. Em cada dia, e plenária no dia da festa, ou na oitava, com as condições de costume – Raccolta)
(Fonte: opúsculo Manual dos Congregados de Nossa Senhora, Biblioteca do Apostolado da Imprensa, Porto/Portugal, 5ª edição/1930, Orações a N. Sra. – Novena da Purificação, pp. 302-305 – Texto revisto e atualizado, com destaques acrescentados)