Devoção MarianaRito Tradicional
22 DE AGOSTO – FESTA DO PURÍSSIMO CORAÇÃO DE MARIA
22 DE AGOSTO – FESTA DO PURÍSSIMO CORAÇÃO DE MARIA
(Festa de 2ª Classe- Missa Própria)
➱Breve histórico: Depois de ter em plena guerra consagrado o gênero humano ao imaculado coração de Maria para o colocar por esse modo por debaixo da particular proteção da Mãe do Salvador, S. Santidade Pio XII decretou que em 1944 que todos os anos se celebrasse doravante na Igreja inteira uma festa especial em honra de Coração Imaculado no dia 22 de Agosto.
É já antiga a devoção ao Coração Imaculado de Nossa Senhora. No século XVII propagou-a muito São João Eudes juntamente com a do Sagrado Coração de jesus. No século XIX o Papa Pio VII e Pio IX concederam as várias Igrejas particulares uma festa “do Coração Puríssimo de Maria”, fixada primeiramente no domingo depois da Assunção e mais tarde no sábado que se segue a festa do Sagrado Coração. Pio XII transferiu-a para 22 de Agosto e designou como principal intenção pedir, por intercessão da Santíssima Virgem, a “paz para os povos, a liberdade da Igreja, a conversão dos pecadores, o amor da pureza, e prática da virtude” (decreto de 4 de maio de 1944 – Missal Quotidiano D. Gaspar Lefebvre, 1963).
MODO DE VENERAR O SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA
(Tirado da vida de Santa Mathilde, escrito por J. Lanspergis Certosino)
I – Deus vos salve, ó Maria, que pela pureza do vosso Coração fostes aceite ao Senhor; alcançai-me, ó cara Mãe, que eu possua o dom da pureza.
Ave Maria.
II – Deus vos salve, ó cara Mãe, que pela humildade do vosso Coração merecestes os mais distintos favores do Céu; alcançai-me, ó divina Maria, a bela virtude da humildade.
Ave Maria.
III – Deus vos salve, ó Maria, que pela piedade do vosso Coração vos fizestes de certo modo senhora do Coração do próprio Deus: obtende-me pelos vossos merecimentos a verdadeira piedade.
Ave Maria.
IV – Deus vos salve, ó Maria, que pela caridade ardentíssima do vosso Coração obtivestes a graça de a todo o instante crescer sempre mais em perfeição e santidade; alcançai-me, ó cara Mãe, pelos vossos merecimentos, a tão necessária virtude de caridade.
Ave Maria.
V – Deus vos salve, ó Maria, que pelo vosso Coração tão diligente em tudo que pertencia ao divino serviço, merecestes ser olhada pelo Senhor com olhos de celeste complacência; alcançai-me por esse vosso Coração, que eu seja exata(o) no cumprimento de todos os deveres do meu estado.
Ave Maria.
VI – Deus vos salve, ó Maria, que pela paciência incomparável com que assististes a toda a paixão de vosso Filho, merecestes ser considerada Rainha de todos os mártires; obtende-me, Mãe SS., a paciência nas tribulações desta vida.
Ave Maria.
VII – Deus vos salve, ó Maria, que pela fidelidade do vosso Coração a todas as inspirações divinas e graças celestes merecestes ser intitulada Rainha de todos os santos; alcançai-me, ó minha cara Mãe, a sincera fidelidade no divino serviço.
Ave Maria.
VIII – Deus vos salve, ó Maria, que pela solicitude do vosso Coração em rogar com insistência pela nossa eterna salvação, merecestes ser chamada o refúgio dos pecadores; obtende-me, ó querida Mãe, por essa solicitude tão constante, que eu rogue e suplique sem cessar a perseverança final.
Ave Maria.
IX – Deus vos salve, ó Maria, que pela união constante do vosso Coração com Deus, merecestes ter neste mundo uma vida mais celeste do que terrestre; obtende-me, ó cara Mãe, a verdadeira união com o meu Deus nesta vida e na morte, para ser unida(o) a Ele na bem-aventurança por toda a eternidade.
Ave Maria.
℣ . Meu coração vos fala, minha face vos busca.
℟ . Vossa face, ó Senhor, eu procuro. (Sl 26, 8)
Oremos: Deus onipotente e eterno, que preparastes no Coração da Bem-aventurada Virgem Maria uma morada digna do Espírito Santo, concedei, benignamente, que, celebrando devotamente a festa desse mesmo Coração Imaculado, possamos viver segundo os desejos do Vosso Coração. Por N. S. Jesus Cristo, teu Filho, que contigo vive e reina em união com o mesmo Espírito Santo, Deus, por todos os séculos dos séculos. Amém.
(Fontes: 1. nota introdutória: site Irmandade Nossa Senhora do Carmo; 2. oração: in Meditações e Práticas Devotas em Preparação para a Festa do Sagrado Coração de Maria, Pe. José M. Manfredine, SJ, traduzido do italiano, Typographia Cunha & Comª., Porto/Portugal, 1900, Meditações e Práticas devotas para o Sagrado Coração de Maria, Meditação do Dia da Festa, pp. 98-104 – livro em formato PDF, obtido do blog Alexandria Católica. Texto revisto e atualizado e oração final da coleta da Missa da festa)