Espiritualidade e Sabedoria BeneditinaOrações & Devoções
BÊNÇÃO DE SÃO MAURO (OU SANTO AMARO) PARA ENFERMOS E ORAÇÃO A SÃO PLÁCIDO
BÊNÇÃO DE SÃO MAURO (OU SANTO AMARO) PARA ENFERMOS E ORAÇÃO A SÃO PLÁCIDO
-
Começar com um Ato de Contrição e Confiança*.
Para que, pelos merecimentos e intercessão de São Bento e São Mauro, obtenha a saúde conforme a vontade de Deus.
-
Em honra da Santíssima Trindade
3 Pai Nossos, 3 Ave Marias e 3 Glórias ao Pai.
-
A seguir, o sacerdote, revestido de sobrepeliz e estola vermelha da Santa Cruz ou a Medalha de São Bento, diz voltado para o enfermo:
Louvor e glória, sabedoria e ação de graças, honra, poder e fortaleza sejam dados a nosso Deus, por todos os séculos.
Amém.
Meus pés estão firmes no caminho reto.
Nas assembleias bendirei ao Senhor.
INVOCAÇÃO
Pela invocação do Santíssimo Nome do Senhor Jesus, restitua-te a saúde, aquela fé com que São Mauro curava os enfermos, e com a qual também ei, embora indigno pecador, recito humildemente sobre ti as mesmas preces ditas por ele: “Em nome da Santíssima Trindade, pelos merecimentos de nosso Pai São Bento, recupera a saúde (nome do enfermo), libertando-te da enfermidade que te abate.”
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.
ANTÍFONA
Em verdade ele tomou sobre si nossas enfermidades e assumiu os nossos sofrimentos. Por suas chagas fomos curados.
Aquele que perdoa o pecado dos homens.
Cure as tuas enfermidades.
Ouvi, Senhor, a minha oração.
E chegue até vós o meu clamor.
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Oremos:
Ó Deus, criador de todas as coisas, vós deliberastes que o vosso Único Filho, cooperando o Espírito Santo, assumisse no seio da Virgem Maria a natureza, a fim de restaurar o gênero humano, e vos dignastes, redimindo-nos, curar pelo santo e glorioso lenho da cruz vivificante, as chagas e enfermidades de nossas almas, concedei, pelo poder deste sinal de vida, a este(a) vosso(a) servo(a) (nome do enfermo), a saúde, melhor do que a tinha antes. Pelo mesmo Cristo Senhor Nosso.
Amém.
Senhor Jesus Cristo, vós concedestes a São Bento a graça de obter junto a vós o que, em vosso nome, pedisse. Dignai-vos, pela sua intercessão, afastar deste(a) vosso(a) servo(a) todas as enfermidades, a fim de que, recuperando a saúde, renda graças ao vosso Santo Nome. Vós que, com o Pai e o Espírito Santo, viveis e reinais por todos os séculos.
Amém.
BÊNÇÃO
Pela invocação da Imaculada sempre Virgem Maria, Mãe de Deus, e pela intercessão de São Bento e São Mauro, livre-te desta enfermidade o poder de Deus Pai, a sabedoria do Espírito Santo.
Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amém.
-
Por fim, benze o enfermo com a relíquia da Cruz ou com a medalha, dizendo:
“A bênção de Deus onipotente, Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre ti e permaneça para sempre”.
Amém.
-
O sacerdote apresenta a relíquia ou a medalha (de S. Bento) para que o doente a beije.
-
Sugestões (nossas):
-
Ato de Contrição:
Senhor tenha piedade de mim. Não olhe para os meus pecados, mas tire toda minha culpa. Crie em mim um coração limpo e renova dentro de mim um espírito reto. Amém.
-
Ato de confiança:
Eu espero, meu Deus, com firme confiança, que, pelos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, me dareis a salvação eterna e as graças necessárias para consegui-la, porque Vós, sumamente bom e poderoso, o haveis prometido a quem observar o Evangelho de Jesus, como eu me proponho fazer com o Vosso auxílio. Amém.
☛ NOTA: Outra forma da bênção de São Mauro, CLIQUE AQUI.
ORAÇÃO A SÃO PLÁCIDO
Ó São Plácido! Quando estivestes em perigo de afogar-vos nas ondas, Deus milagrosamente vos salvou. Com toda confiança vos suplico que me alcanceis de Deus a graça de afastar-me, pela vivência de minha vocação cristã, das ondas enganosas deste mundo, e com boa vontade, paciência e alegria vencer; no poder do Senhor Jesus, os sacrifícios, incômodos, cruzes e mortificações que esta vida de mim reclamarem, para que Deus seja glorificado e eu possa um dia gozar convosco as alegrias do céu.
Por Cristo, Nosso Senhor.
Amém.
(Fonte: opúsculo São Bento São Mauro e São Plácido Orando pela sua Libertação, Dom Cipriano Chagas, OSB, Comunidade Emanuel, 5ª edição/2014, pp. 75-81 – Destaques acrescidos)