Devoção Mariana

COROINHA EM HONRA DOS DOZE PRIVILÉGIOS DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA, DE SANTO ANDRÉ AVELINO

COROINHA EM HONRA DOS DOZE PRIVILÉGIOS DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA, DE SANTO ANDRÉ AVELINO

Origem

Se alguém procurar um método simples e agradável de venerar e de honrar a Imaculada Conceição, lembramos a Coroinha em honra dos 12 privilégios da Virgem, composta por Santo André Avelino e recitada por ele, durante todos os dias de sua vida até a morte.

E, recomendando estas saudações, assim dizia:

Conheço um homem (era ele mesmo) que recitando estas orações, viu as mesmas serem levadas por anjos até a Santíssima Virgem, que se alegrava sumamente com esta prova de amor”.

Continuando, Santo André Avelino acrescentava que por meio destas preces alcançaremos todas as graças e mereceremos um grande auxílio para hora de nossa morte.

Modo de recitar a coroinha:

Em Nome do Pai , do Filho e do Espírito Santo . Amém.

. Senhor, vinde em meu auxílio.

℟. Senhor, apressai-vos em socorrer-me.

. Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.

℟. Assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Assim seja.

1. Nós vos saudamos, ó puríssima e santíssima Mãe de Jesus, e humildemente vos pedimos, pela vossa Predestinação, pela qual fostes escolhida para Mãe de Deus; pela vossa Imaculada Conceição, pela qual fostes concebida sem a mancha do pecado original; pela vossa resignação perfeitíssima; com a qual vos conformastes à vontade de Deus, e, finalmente, pela vossa Santidade, ó Soberana do Senhor, que jamais em vossa vida cometestes defeito algum, nós vos rogamos, sejais nossa Advogada junto ao Senhor, para que nos perdoe tantos pecados que foram causa de sua Paixão. E Vós, ó Pai Onipotente, ouvi as súplicas de vossa diletíssima filha, e perdoai-nos, a nós seus devotos.

Perdoai, Senhor! Perdoai os delitos de vosso povo.

1 Pai Nosso. 4 Ave Marias e 1 Glória ao Pai.

Pela vossa Santa e Imaculada Conceição, livrai-nos, ó Gloriosa Virgem Maria.

2. Nós vos saudamos, ó puríssima e santíssima Mãe de Jesus, e, humildemente vos pedimos, pela vossa Santíssima Anunciação, concebendo em vosso castíssimo seio o Divino Verbo, pelo Vosso glorioso Parto, pela vossa perpétua Virgindade, que unistes à fecundidade de Mãe, e, finalmente, pelo acerbo Martírio que provastes na morte de nosso Redentor, nós Vos rogamos, sejais nossa mediadora, para que, para que não nos seja inútil o sangue de Vosso Filho derramado no calvário. E Vós, ó Divino Filho, ouvi as súplicas de Vossa Mãe diletíssima, e perdoai os nossos delitos.

Perdoai, Senhor! Perdoai os delitos de vosso povo.

1 Pai Nosso. 4 Ave Marias e 1 Glória ao Pai

Pela vossa Santa e Imaculada Conceição, livrai-nos, ó Gloriosa Virgem Maria.

3. Nós vos saudamos, ó puríssima e santíssima Mãe de Jesus, e humildemente vos suplicamos que pelas alegrias que sentistes em Vosso Coração na Ressurreição e Ascensão de Jesus, pela vossa Assunção ao céu, onde fostes exaltada sobre todos os coros dos anjos, pela glória que Deus Vos concedeu de serdes Rainha de todos os santos, e, finalmente, pela eficassísima Mediação, pela qual Vós podeis pedir tudo quanto quiserdes, nós Vos pedimos a graça do verdadeiro amor de Deus. E Vós, ó Espírito Santo, ouvi as súplicas de Vossa diletíssima Esposa e perdoai-nos, a nós seus devotos.

Perdoai, Senhor! Perdoai os delitos de vosso povo.

1 Pai Nosso. 4 Ave Marias e 1 Glória ao Pai

Pela vossa Santa e Imaculada Conceição, livrai-nos, ó Gloriosa Virgem Maria.

– Pode-se acrescentar aqui a Ladainha Lauretana, e depois:

Antifona: A Vossa Conceição, ó Virgem Mãe de Deus, anunciou uma grande alegria a todo mundo. De Vós nasceu o Sol da Justiça, Cristo Senhor Nosso, que apagando a maldição, deu-nos a benção, e confundindo a morte, deu-nos a vida sempiterna.

. Em Vossa Conceição, ó Virgem Maria, foste Imaculada.

℟. Rogai por nós ao Pai, cujo Filho destes a luz.

Oremos: Ó Deus de misericórdia, ó Deus de piedade, Deus de indulgência, que Vos compadecestes da aflição de vosso povo, e dissestes ao Anjo que castigava ao vosso povo: “Contém teu braço” pelo amor daquela Mãe gloriosa cujos seios Vos amamentaram, concedei-nos o auxílio de Vossa graça, para que nos livremos de todo mal, e nos salvemos misericordiosamente protegidos de todo ataque do demônio e da perdição eterna. Assim seja.

(Fonte: opúsculo, em formato PDF, Os Cinco Escapulários, Mons. Ascânio Brandão, 1949, Devoções à Imaculada Conceição, pp. 85-88, obtido do blog Alexandria Católica – Texto revisto e atualizado, bem como destaques acrescidos)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Translate »
...