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Correspondência das Horas Canônicas do Ofício Divino com os Principais Mistérios da Vida de Nosso Senhor Jesus Cristo

Correspondência das Horas Canônicas do Ofício Divino

com os Principais Mistérios da

Vida de Nosso Senhor Jesus Cristo

Por Ofício divino entende-se a coleção de orações dadas pela Igreja a fim de serem recitadas em diferentes horas do dia ou da noite. Segundo o que indicava o salmista “Cantai vossos louvores sete vezes ao dia”. A Igreja dos primeiros séculos distribuiu as orações públicas em sete horas, as quais determinou:

  • Matinas e Laudes, que se recitavam à meia-noite;

  • Prima, após o levantar do sol;

  • Terça, as nove horas da manhã;

  • Sexta, ao meio-dia;

  • Noa, às três horas da tarde;

  • Vésperas, às seis horas da tarde;

  • Completas, às 9 horas da noite.

Nos séculos de verdadeira fé, estas diversas partes do Ofício divino eram salmodiadas todos os dias às horas marcadas; mais tarde, a Igreja, por condescendência e atendendo às necessidades e fraqueza de seus filhos, mostrou-se mais indulgente neste ponto.

Estas diversas horas se referem, segundo os autores ascéticos, aos mais tocantes mistérios da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O Ofício das Matinas nos lembra o nascimento do Salvador e sua vida dolorosa na gruta de Getsêmani, sua oração e agonia e as cordas que o amarraram.

As Laudes, celebramos a ressurreição e a assunção de Maria, que, segundo piedosa crença, ter-se-ia operado durante a aurora; é por este motivo que, no Ofício da Santa Virgem, a Igreja coloca em Laudes as antífonas da assunção.

A Prima, lembramo-nos dos ultrajes, sofrimentos, açoites, etc., suportados por Jesus Cristo em casa de Caifás. Igualmente a aparição à Santa Virgem após a ressurreição e a visita das antas mulheres ao sepulcro.

A Terça, lembramo-nos da flagelação, da coração de espinhos e da condenação à morte. Podemos ainda honrar a descida do Espírito Santo, que se deu nesta mesma hora.

A Sexta, dedicamos à crucificação de Jesus Cristo e às palavras pronunciadas por ele na santa Cruz, dando-nos Maria por Mãe.

A Noa, consideremos Jesus morrendo na cruz, a agitação da natureza neste momento, a descida do reino de Satanás, e a Igreja nascendo do lado aberto de seu divino Esposo preso à Santa Cruz.

Em Vésperas, a Igreja propôs honrar a descida da Cruz, o corpo de Jesus Cristo colocado nos braços de sua Santa Mãe e a instituição do adorável Sacramento da Eucaristia .

Completas vêm, como o nome indica, formar o completamento, a conclusão de todo o Ofício, e assim aqui se honra a sepultura de Jesus Cristo e sua estadia no túmulo.

Os Terceiros encontrarão nestes pensamentos um alimento à sua piedade durante a recitação do Ofício divino.

(Fonte: livro Ofício Parvo da Bem-Aventurada Virgem Maria Segundo o Breviário Romano, 1940, Observações para Rezar o Ofício [excertos], pp. 9-10 – Texto revisto e atualizado, com destaques acrescentados)

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