Devoção Mariana

NOVENA À IMACULADA CONCEIÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA

NOVENA À IMACULADA CONCEIÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA – DE 29 DE NOVEMBRO A 07 DE DEZEMBRO – FESTA, 08 DE DEZEMBRO

ORAÇÃO INICIAL

Deus vos salve, Maria, cheia de graça e bendita mais que todas as mulheres, Virgem singular, Virgem soberana e perfeita, eleita por Mãe de Deus e preservada por Ele de toda culpa desde o primeiro instante de sua Concepção:

Assim como por Eva nos veio a morte, assim nos vem a vida por ti, que pela graça de Deus tens sido eleita para ser Mãe do novo povo que Jesus Cristo tem formado com seu Sangue.

A ti, puríssima Mãe, restauradora da caída linhagem de Adão e Eva, viemos confiantes e suplicantes nesta novena, para rogar que nos concedas a graça de sermos verdadeiros filhos teus e de teu Filho Jesus Cristo, livres de toda mancha de pecado.

Confiantes, Virgem Santíssima, que haveis sido feita Mãe de Deus, não somente para vossa dignidade e glória, senão também para salvação nossa e proveito de todo o gênero humano.

Confiantes que jamais se tem ouvido dizer que um somente de quantos tem acudido a vossa proteção e implorado vosso socorro, tem já sido desamparado.

Não me deixeis, pois, a mim tampouco, porque se me deixais me perderei;

Que eu tampouco quero deixar a vos, antes bem, cada dia quero crescer mais em vossa verdadeira devoção.

Alcançai-me principalmente estas três graças:

A primeira, não cometer jamais pecado mortal;
A segunda, um grande apreço da virtude cristã,
A terceira, uma boa morte.

Além disso, dai-me a graça particular que vos peço nesta novena:

(Faz-se aqui o pedido que se deseja obter)

PRIMEIRO DIA DA NOVENA – 29 DE NOVEMBRO

MARIA, “ESTRELA DA MANHÔ

  • Maria, prefigurada e anunciada no Antigo Testamento.

  • Nossa Senhora, luz que ilumina e orienta.

  • Estrela do mar”.

O povo cristão, por inspiração do Espírito Santo, sempre soube aproximar-se de Deus através da sua Mãe. Pelas provas constantes das suas graças e favores, chamou-a Onipotência suplicante, e soube encontrar n’Ela o atalho que abrevia o caminho para Deus. O amor “inventou” numerosas formas de tratá-la e honrá-la. Hoje começamos esta Novena, em que procuraremos oferecer todos os dias algo de especial a Nossa Senhora, para preparar a Solenidade da sua Imaculada Conceição.

I. APARECEU UMA ESTRELA no meio da escuridão e anunciou ao mundo em trevas que a Luz estava para chegar. O nascimento da Virgem foi o primeiro sinal de que a Redenção estava próxima. “A aparição de Nossa Senhora no mundo é como a chegada da aurora que precede a luz da salvação, Cristo Jesus; é como o desabrochar sobre a terra da mais bela flor que alguma vez brotou no jardim da humanidade: o nascimento da criatura mais pura, mais inocente, mais perfeita, mais digna da definição que o próprio Deus deu do homem, ao criá-lo: imagem de Deus, semelhança de Deus. Maria restitui-nos a figura da humanidade perfeita”[1]. Nunca os anjos tinham contemplado uma criatura tão bela, nunca a humanidade terá nada de parecido.

A Virgem Santa Maria tinha sido anunciada ao longo do Antigo Testamento. Já nos começos da Revelação se fala d’Ela. No anúncio da Redenção, depois da queda dos nossos primeiros pais [2], Deus dirige-se à serpente e diz-lhe: «Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua posteridade e a dela. Ela te pisará a cabeça, e tu armarás ciladas ao seu calcanhar». A mulher é, em primeiro lugar, Eva, que foi tentada e sucumbiu; e, num nível mais profundo, a mulher é Maria, a nova Eva, de quem nascerá Cristo, absoluto vencedor do demônio simbolizado na serpente. Perante o seu poder, o demônio não poderá fazer nada de eficaz. N’Ela se dará a maior inimizade que se pode conceber na terra entre a graça e o pecado. O profeta Isaías anuncia Maria como a Mãe virginal do Messias [3]. São Mateus assinala expressamente o cumprimento desta profecia [4].

A Igreja também aplica a Maria o elogio que o povo de Israel dirigiu a Judite, sua salvadora: «Tu és a glória de Jerusalém, tu a alegria de Israel, tu a honra do nosso povo; porque procedeste varonilmente e o teu coração esteve cheio de coragem» [5]. Palavras que se cumprem em Maria de modo perfeito. Porventura não colaborou Maria para nos livrar de um inimigo maior que Holofernes, a quem Judite cortou a cabeça? Não cooperou para nos livrar do cativeiro definitivo? [6]

A Igreja aplica ainda a Maria outros textos que, embora se refiram em primeiro lugar à Sabedoria de Deus, sugerem, no entanto, que, no plano divino da salvação, estabelecido desde a eternidade, está contida a imagem de Nossa Senhora. «Ainda não havia os abismos, e eu já estava concebida; ainda as fontes das águas não tinham brotado» [7]. E como se a Escritura se antecipasse, evocando o amor puríssimo que reinaria no seu Coração dulcíssimo, lemos: «Eu sou a mãe do amor formoso, do temor, da ciência e da santa esperança. Vinde a mim, todos os que me desejais, e enchei-vos dos meus frutos; porque o meu espírito é mais doce que o mel […]. Aquele que me ouve não será confundido; e os que se guiam por mim não pecarão» [8]. E, vislumbrando a sua Conceição Imaculada, o Cântico dos cânticos anuncia: «És toda formosa, amiga minha, e não há mancha em ti» [9]. E o Eclesiástico anuncia de uma maneira profética: «Em mim se encontra toda a graça de doutrina e de verdade, toda a esperança de vida e de virtude» [10]. “Com quanta sabedoria a Igreja colocou essas palavras na boca da nossa Mãe, para que nós, os cristãos, não as esqueçamos! Ela é a segurança, o Amor que nunca abandona, o refúgio constantemente aberto, a mão que acaricia e consola sempre” [11]. Procuremos a sua ajuda e consolo nestes dias, enquanto nos preparamos para celebrar a grande solenidade da sua Imaculada Conceição.

II. DO MESMO MODO que Maria se encontra no alvorecer da Redenção, nos próprios começos da revelação, encontra-se também na origem da nossa conversão a Cristo, na nossa santidade e na nossa salvação. Por Ela chegou-nos Cristo, e por Ela chegaram-nos e continuarão a chegar-nos todas as graças que nos sejam necessárias.

A Santíssima Virgem facilitou-nos o caminho para recomeçarmos tantas vezes e livrou-nos de inumeráveis perigos, que por nós mesmos não teríamos podido vencer. Ela oferece-nos todas as coisas que «conservava no seu coração» [12] e que dizem respeito diretamente a Jesus: “leva-nos pela mão ao encontro do Senhor” [13]. A humanidade encontrou em Maria o primeiro sinal de esperança, e todos os homens e mulheres encontram n’Ela a luz que ilumina e orienta. “Ela não tem brilho próprio, brilho que brote d’Ela mesma, mas reflete o seu e nosso Redentor, e dá-lhe glória constantemente. Quando surge no meio das trevas, sabemos que Ele está perto, ao alcance da nossa mão” [14].

Diz-se que os navegantes recorriam à estrela mais brilhante do firmamento quando se sentiam desorientados no meio do oceano ou quando desejavam verificar ou retificar o rumo. Nós recorremos a Maria quando nos sentimos perdidos, quando queremos retificar a direção da nossa vida e orientá-la em linha reta para Deus: Ela é “a estrela do mar da nossa vida” [15]. A Liturgia a chama “esperança segura de salvação”, que brilha “no meio das dificuldades da vida” [16], dessas tempestades que aparecem sem sabermos como, ou em que nos metemos por não estarmos perto de Deus. E é São Bernardo que nos aconselha: “Não afastes os olhos do resplendor dessa Estrela, se não queres ser destruído pelas borrascas” [17].

De Maria dimana uma luz especial que ilumina o caminho que devemos seguir nas diferentes tarefas e assuntos da nossa vida. De modo especial, Maria ilumina o esplêndido caminho da vocação a que cada um foi chamado. Quando recorremos a Ela com pureza de intenção, sempre acertamos no cumprimento da vontade de Deus.

A claridade especial que encontramos em Maria provém da plenitude de graça que cumulou a sua alma desde o primeiro instante em que foi concebida, bem como da sua missão corredentora. São Tomás assinala que essa graça se derrama sobre todos os homens. “Já é grande para um santo – afirma – ter tanta graça que seja suficiente para a salvação de muitos, e o máximo seria tê-la em medida suficiente para salvar todos os homens do mundo; isto verifica-se em Cristo, bem como na Santíssima Virgem” [18], pela sua íntima união corredentora com o seu Filho.

Os teólogos distinguem a plenitude absoluta de graça, que é própria de Cristo; a plenitude de suficiência, comum a todos os anjos; e a plenitude de sobreabundância, que é privilégio de Maria, e que se derrama a mãos cheias sobre os seus filhos. A Virgem “é de tal maneira cheia de graça que ultrapassa na sua plenitude os anjos; por isso, com razão, é chamada Maria, que quer dizer iluminada […], e significa, além disso, iluminadora de outros, por referência ao mundo inteiro”19, diz São Tomás de Aquino.

Hoje, neste primeiro dia da Novena da Imaculada, fazemos o propósito de pedir-lhe ajuda sempre que nos encontremos às escuras, sempre que tenhamos de retificar (consertar) o rumo da nossa vida ou tomar uma decisão importante. E, como sempre estamos recomeçando, recorreremos a Ela para que nos mostre o caminho que devemos seguir, aquele que nos confirma na nossa vocação, e pedir-lhe ajuda para que possamos percorrê-lo com garbo humano e sentido sobrenatural.

III. A VIRGEM é bendita entre as mulheres porque esteve isenta do pecado e das marcas que o mal deixa na alma: “Apenas Ela conjurou a maldição, trouxe a bênção e abriu a porta do Paraíso. É por isso que lhe convém o nome de Maria, que significa Estrela do mar; assim como a estrela do mar orienta os navegantes até o porto, Maria dirige os cristãos para a glória”20. A Liturgia da Igreja honra-a assim: Ave, maris stella!… Salve, estrela do mar!, Mãe excelsa de Deus…[21]

Neste primeiro dia da Novena, fazemos o firme propósito – tão grato à Virgem! – de recorrer à sua intercessão em qualquer necessidade em que nos encontremos, seguindo o conselho de um Padre da Igreja: “Se se levantarem os ventos das tentações, se tropeçares com os escolhos da tentação, olha para a Estrela, chama por Maria. Se te agitarem as ondas da soberba, da ambição ou da inveja, olha para a estrela, chama por Maria. Se a ira, a avareza ou a impureza impelirem violentamente a nave da tua alma, olha para Maria. Se, perturbado com a lembrança dos teus pecados, confuso ante a fealdade da tua consciência, temeroso ante a idéia do juízo, começares a afundar-te no poço sem fundo da tristeza ou no abismo do desespero, pensa em Maria. Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria. Não se afaste Maria dos teus lábios, não se afaste do teu coração; e, para conseguires a sua ajuda intercessora, não te afastes tu dos exemplos da sua virtude. Não te extraviarás se a segues, não desesperarás se a chamas, não te perderás se n’Ela pensas. Se Ela segurar as tuas mãos, não cairás; se te proteger, não terás nada que temer; não te cansarás, se Ela for o teu guia; chegarás felizmente ao porto, se Ela te amparar” [22]. Pomos todos os dias da nossa vida sob o seu amparo. Ela nos levará por um caminho seguro. “Cor Mariae dulcissimum iter para tutum”, Coração dulcíssimo de Maria, preparai-nos um caminho seguro.

(1) Paulo VI, Homilia, 8-IX-1964; (2) Gên 3, 15; (3) Is 7, 14; (4) Mt 1, 22-23; (5) Jud 15, 9-10; (6) cfr. C. Pozo, María en la Escritura y en la fe de la Iglesia, págs. 32 e segs.; (7) Prov 8, 24; (8) Eclo 24, 24-30; (9) Cânt 4, 7; (10) Eclo 24, 25; (11) Josemaría Escrivá, Amigos de Deus, n. 279; (12) Lc 2, 51; (13) cfr. João Paulo II, Homilia, 20-X-1979; (14) Card. J. H. Newman, Rosa mística, Palabra, Madrid, 1982, pág. 137; (15) João Paulo II, Homilia, 4-VI-1979; (16) cfr. Liturgia das Horas, Hino de laudes no dia 15 de agosto; (17) São Bernardo, Homilias sobre a Virgem Mãe, 2; (18) São Tomás,Sobre a Ave-Maria; (19) ib.; (20) ib.; (21) Hino Ave, maris stella; (22) São Bernardo,op. Cit.

ORAÇÕES FINAIS

Bendita seja tua pureza e eternamente o seja,
pois todo um Deus se recreia em tão graciosa beleza.
A ti, celestial Princesa, Virgem Sagrada Maria,
vos ofereço neste dia alma, vida e coração.
olhai-me com compaixão, não me deixes, Mãe minha.

Reza-se três Ave-Marias.

Tua Imaculada Concepção, Oh! Virgem Mãe de Deus, anunciou alegria ao universo inteiro.

ORAÇÃO:

Oh! Deus meu, que pela Imaculada Concepção da Virgem, preparaste digna habitação a teu Filho: Vos rogamos que, assim como pela previsão da morte de teu Filho livrai-vos a ela de toda mancha, assim a nós nos concedas por sua intercessão chegar a Vós limpos de pecado. Pelo mesmo Senhor nosso Jesus Cristo. Amém.

(Fontes: 1. orações: www.oracoes.info/NovenasVirgemMaria021.html.; 2. texto: Mosteiro de Nossa Senhora da Santíssima Trindade – http://mosteiro-ro.blogspot.com.br/2013_11_01_archive.html)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Translate »
...