Artigos, Meditações, Textos Selecionados ...

“QUEM RECEBER UMA DESTAS CRIANÇAS EM MEU NOME É A MIM QUE RECEBE”

São Máximo de Turim, bispo - Sermão 58; PL 57, 36.

«Quem receber uma destas crianças em meu nome é a Mim que recebe»

(São Máximo de Turim, bispo – Sermão 58; PL 57, 36)

Nós, cristãos, somos o corpo de Cristo e seus membros, como diz o apóstolo Paulo (cf 1Cor 12,27). Aquando da ressurreição de Cristo, todos os seus membros ressuscitaram com Ele: passando pelos infernos, Ele fez-nos passar da morte para a vida. O termo «páscoa» em hebraico significa passagem ou partida. Ora, este mistério é o da passagem do mal ao bem. E que passagem!: do pecado à justiça, do vício à virtude, da velhice à infância. Refiro-me à infância que está ligada à simplicidade e não à idade. Pois também as virtudes têm a sua idade própria. Ontem, a decrepitude do pecado conduzia-nos ao declínio. Mas a ressurreição de Cristo faz-nos renascer para a inocência das crianças: a simplicidade cristã torna sua a infância.

A criança não sente rancor, não conhece a fraude, não ousa agredir. Assim, pois, a criança que é o cristão não se exalta se for insultada, não se defende se for despojada, não devolve os golpes se lhe baterem. O Senhor exige mesmo que ela reze pelos seus inimigos, que entregue a túnica e a capa aos ladrões, e que ofereça a outra face aos que a esbofeteiam (cf Mt 5,39ss).

A infância de Cristo ultrapassa a infância dos homens. […] Esta deve a sua inocência à fraqueza, aquela à virtude. E ainda é digna de mais elogios: o seu ódio ao mal não emana da impotência, mas da vontade.

 

 

 

(Fonte: in Evangelho Quotidiano, Comentário ao Evangelho do 25º Domingo Comum)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Translate »
...