CatolicismoLyceu do Sagrado Coração de Jesus (categoria sucessora do blog do mesmo nome)

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

PREPARAÇÃO. Para celebrarmos dignamente a festa do sagrado Coração de Jesus, consideremos: os motivos de amá-lo e de nele confiar; as graças a tirar desse oceano de todos os bens. – Propor-nos-emos depois formar o nosso coração pelo de Jesus, amando o que ele ama e imitando sua humildade e mansidão.

1º Motivos de amor e confiança no Sagrado Coração

O Coração de Jesus é o coração do Verbo encarnado, da segunda Pessoa da SS. Trindade. Imagem consubstancial do Pai segundo a divindade, o Salvador possui em si todas as perfeições; é manso, paciente, generoso, caridoso, não Só à maneira dos santos, mas em grau infinito. Diz o apóstolo: “A riqueza incriada nele criou toda a plenitude”.

Um tal coração não merecerá todo o nosso amor? Amamos as criaturas em que encontramos reunidas a nobreza; a grandeza, a bondade, a fortuna, a generosidade; quanto mais devemos amar o Criador, que possui infinitamente todas essas qualidades e é delas fonte inesgotável! Amando o que é terreno, ligamos os nossos afetos a uma sombra vã e passageira; unamo-nos antes à beleza incriada que permanece eternamente e nos quer fazer felizes para sempre. Extasiemo-nos com os anjos e os santos, ante os encantos inefáveis do Coração do nosso Deus.

Quanta confiança não nos inspira ele? É o coração do Cristo ou do chefe da humanidade regenerada; dele procede a vida da Igreja e das almas, e nele se acham todos os bens da redenção; ele é a sua causa meritória, e de seu seio jorram rios benfazejos que levam às almas esperança e vida. Com que misericórdia purifica os pecados! com que ternura aclara, fortifica, consola os justos e lhes outorga os socorros necessários ao seu progresso! Terá sido em vão que Jesus se chamou nosso irmão? Ora, um irmão interessa-se por ver os seus honrosamente providos. Quando José foi colocado à frente do Egito, deu a seus parentes a mais fértil região do país. Mais generoso ainda, Jesus prometeu suas graças aos que a suplicam, mesmo aos maiores pecadores (Lc 11, 10); quanto mais as prodigalizará aos seus amigos?

Vamos, pois, com confiança ao Coração desse bom Senhor. Se tendes precisões, exponde-lhas; se tendes chagas a curar, mostrai-lhas; ele as lavará em seu sangue. Sois pobres, desnudados de todo o bem espiritual? Sois áridos e distraídos na oração, apesar de vossos esforços? Implorai humildemente o seu socorro e dizei-lhe: “Jesus, ressurreição e vida, aclarai-me o espírito, purificai-me o coração, levantai-me o ânimo abatido; fazei-me viver sempre convosco, em vós e para vós.”

2º Graças a haurir do Sagrado Coração

No Coração de Jesus encontramos o conhecimento de Deus, o qual vale mais do que todos os bens deste mundo, por ser a raiz da eternidade bem-aventurada (Jo 17, 3). “O sábio não se gloria da sabedoria; diz o Senhor pela boca de Jeremias; o bravo não se gaba da sua bravura, nem o rico de suas riquezas; mas quem quiser glorificar-se, glorie-se em me conhecer” (Jr 9, 23-24). Ora, no Coração de Jesus estão encerrados todos os tesouros da sabedoria e ciência de Deus (Col 2, 3). Esses tesouros, Jesus os comunica com alegria aos que lhe pertencem, mormente aos pequenos e humildes de coração. (Mt 11, 25). Quereis ser mais esclarecidos do que os sábios da terra? Sede devotos do Coração de Jesus; mas que essa devoção vos mova a amar a vida humilde e oculta, a vida de recolhimento e de oração.

Assim chegareis pouco a pouco à perfeição do sagrado amor. O Coração de Jesus é a sua fornalha, como encarnação da caridade incriada. Deus caritas (Jo 4, 8). “Vim trazer o fogo à terra, diz ele, e só quero que ele se acenda.” (Lc 12, 19). Ó Salvador acende esse fogo divino na comunhão e nas visitas que lhe fazemos ao pé dos altares em que ele se imola, e dos tabernáculos em que reside dia e noite para nossa salvação.

Em vão, porém, pretendeis arder em santo amor, se vosso coração continua impregnado de afetos às coisas terrenas e de amor próprio. Tomai pois a firme resolução: de mortificar os sentidos, mormente os olhos para viverdes sempre sob as vistas de Jesus; de reprimir a imaginação e de submeter as paixões ao jugo do Salvador. Assim chegareis à perfeição do amor divino.

Coração adorável, tão pouco amais os bens da terra que os deixais aos vossos inimigos, mas reservais aos vossos amigos os tesouros do céu. Pela intercessão da divina Mãe, comunicai-me a vossa sabedoria e santidade: a vossa sabedoria que me faça compreender melhor a vossa grandeza e o meu nada; a vossa santidade que me desprenda de mim mesmo e do mundo, e me faça conforme aos vossos desejos, sentimentos e virtudes.

NOTA: Para as aparições e revelações do Sagrado Coração à Santa Margarida Maria Alacoque, CLIQUE AQUI.

(Fonte: in Meditações Para Todos os Dias do Ano, R. P. Bronchain, C.SS.R, traduzidas da 13ª edição francesa pelo R. P. Oscar Chagas, C. SS.R., Tomo Segundo, Editora Vozes, 1940, pp. 158-160, obra em formato PDF obtida do blog Alexandria Católica. Texto revisto, atualizado e com destaques acrescidos)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Translate »
...